![]() |
As soberanas da Abertura da Colheita, com a equipe da Pilche. Brenda (2ª da esquerda para direita), representa São Gabriel na corte oficial (foto Vania Predebon) |
Desde esta quinta-feira (20), a cidade de Mostardas, no litoral sul do Estado, é sede da tradicional festa da colheita do arroz no Rio Grande. A 24ª Abertura da Colheita do Arroz, que seria realizada entre Mostardas e Tavares, acabou sendo realizada sozinha pelo primeiro município e vai até sábado (23) no Parque de Exposições Zé Terra, em Mostardas. A gabrielense Brenda Predebon faz parte da corte do evento, como 1ª Princesa.
O primeiro dia teve roteiros nas vitrines tecnológicas e palestras técnicas, se estendendo durante o dia todo. As principais palestras ocorrerão à noite, com o presidente do IRGA, Cláudio Pereira, e os temas "Arroz Gaúcho sem resíduos agroquímicos", com o professor Wellington Pereira Alencar de Carvalho da UFLA (MG) e a "Competitividade da produção de arroz no Rio Grande do Sul: o setor agrícola e as transações internas e externas", com Lucílio Aparecido Alves, da Universidade de São Paulo.
A sexta terá entre os atrativos, das 16 às 19h no Fórum Técnico Comercial, as palestras "Como transformar o arroz gaúcho em caviar", com o presidente da TCA Internacional, José Luiz Tejon Megido e "Como o arrozeiro gaúcho poderá ser um produtor exportador?", pelo diretor do O SIM Consult, Liones Severo Corrêa.
A abertura oficial será no sábado, a partir das 10h30, com a colheita simbólica, e a premiação "O Touro", da Bolsa Brasileira de Mercados.
A corte da Abertura conta com jovens da região. A rainha é Liliana Temp Medeiros, de Alegrete, que tem como princesas Brenda Predebon, de São Gabriel e Damiana Belling, de Agudo. Produtores e expositores locais também estão presentes ao evento, realizado em Mostardas. Confira a programação em anexo: