Claudenir Munhoz
Colunista do blog
“Região bombando”
Amigos leitores estive ausente na semana passada aqui pelo blog com minha coluna, pois atualmente a vida não está fácil, ou melhor, não está fácil pra ninguém. Muito trabalho, muita informação, notícia e a gente corre o dia todo para deixar você muito bem informado. Mas, hoje estou aqui de volta e vamos abordar vários assuntos dos últimos dias. Em Dom Pedrito, cidade vizinha de Bagé, a semana foi marcada por afogamentos. Duas pessoas foram encontradas mortas em açudes do interior do município. Desde o início do verão já foram registradas quatro mortes por afogamentos na Região da Campanha, sendo três em Dom Pedrito, na Capital da Paz e uma no município de Candiota.
Falando ainda de Dom Pedrito, cidade que vem sendo muito falada em questão de violência e também dos trabalhos desenvolvidos pelo executivo local, agora os estudantes estão indignados com o recurso que veio do governo estadual do programa Passe Livre que deveria ser repassado para eles, situação que não ocorreu. Fontes extraoficiais informam que o dinheiro retornou para os cofres públicos do estado, isto porque os comprovantes que os alunos tinham em mãos do transporte que usavam, não eram válidos. Agora, os universitários da Capital da Paz estão correndo atrás para conseguir o recurso, visto que é destinado a eles, bem como, estão buscando os seus direitos. Também outro caso que vem sendo muito falado na região, é o trabalho do prefeito Lídio Bastos, que não está agradando a população pedritense.
Nas redes sociais, várias pessoas questionam e comentam que somente foram promessas no ano eleitoral, porque o trabalho que é o mais importante não está sendo realizado com competência e dignidade.
Outra questão que vem deixando a comunidade chocada é dos médicos estrangeiros que estão atuando na cidade. Segundo relatos, o atendimento é excelente, mas os profissionais estão passando dificuldades, principalmente na alimentação. Em ligações para rádios locais, os ouvintes relatam que até materiais de higiene os médicos não estão recebendo. A responsabilidade é da administração municipal. E aí? Vir de longe para realizar um trabalho e passar necessidade? Acredito que é melhor voltar do que passar fome e dificuldades. São situações que devem ser vistas com urgência, pois se trata de seres humanos, profissionais que estão ajudando e cuidando de várias vidas.
Bom, encerrando os assuntos mais comentados da Capital da Paz, vamos falar sobre a Rainha da Fronteira. O que mais se comenta em Bagé, é a limpa que o presidente da Câmara de Vereadores fez no Legislativo, demitindo 17 estagiários, devolvendo funcionários ao executivo e ainda reincidir o contrato da TV Câmara com a Urcamp. E agora? Vixi...Uilson Morais, presidente do Legislativo está sendo muito falado na city. Mas fora isso, mais uma notícia boa para Bagé, é que mais seis médicos estrangeiros devem chegar à cidade no mês de fevereiro, porém ainda não estão definidos quais os postos de saúde que os profissionais irão atuar.
E para encerrar, o calorão da semana deu uma trégua com a chegada da frente fria que veio da Argentina e Uruguai. O temporal que chegou à Região da Campanha na tarde desta sexta-feira causou estragos e danos em alguns locais. Lá na fronteira oeste, em Uruguaiana, um caminhão tombou com o forte vendaval. Em Dom Pedrito,um muro de um campo de futebol caiu com o forte vento. Conforme o Inmet, os ventos na Capital da Paz ultrapassaram os 90 km/h. Amigos, um bom final de semana a todos e a gente se encontra na próxima semana com mais fatos, notícias e boatos da Região da Campanha. Abração a todos. Até mais!