![]() |
| Crioulo dos Pampas, gabrielense de nascimento, morreu nesta madrugada aos 66 anos (foto divulgação) |
Mais uma perda na música, agora no nativismo gaúcho. Morreu nesta madrugada, vítima de ataque cardíaco fulminante, o cantor Carlos Roberto Macedo Monteiro, 66 anos, conhecido como "Crioulo dos Pampas". Monteiro era natural de São Gabriel e morava há anos em Gravataí.
A informação foi veiculada pela radialista e cantora Maria Luiza Benitez, e repassada a nós pelo colega Solano Costa. Ele foi conhecido pelo sucesso "Nego bom não se mistura", "Clareando as Coisas", "Canção dos Tropeiros", "Botando pra Quebrar", entre outras. Compôs vários LPs e CDs em uma carreira exitosa.
Nascido no Cerro do Ouro, Carlos era parceiro musical do saudoso Carlos Alberto Moreira em várias composições e foi um dos poucos cantores negros a fazer sucesso no nativismo, vindo da escola do repentismo. Era conhecido pelas composições populares e voltadas ao regionalismo xucro. Pelas redes sociais, músicos e colegas lamentaram a morte de Crioulo dos Pampas.
O cantor está sendo velado no Cemitério da Paz e será sepultado nesta sexta, às 9h. Trovadores de São Gabriel estarão se dirigindo à Porto Alegre para os atos fúnebres. Confira o seu principal sucesso:
O cantor está sendo velado no Cemitério da Paz e será sepultado nesta sexta, às 9h. Trovadores de São Gabriel estarão se dirigindo à Porto Alegre para os atos fúnebres. Confira o seu principal sucesso:













19 comentários via Blogger
VÃO OS BOM E SOBRA OS RUIM
ResponderExcluirO velório vai ocorrer no Cemitério Jardim da Paz, Bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre.
ResponderExcluirDanilo Fagundes - Compositor - Tucunduva/RS - 10 de Janeiro de 2014
ResponderExcluirLamentável, porém inevitável. Uma perda significativa à cultura gaúcha. E, por ser "Nego Bom", foi se misturar lá no céu, com as bênçãos do dono do universo!!
Danilo Fagundes - Compositor - Tucunduva/RS - 10-01-2014
ResponderExcluirLamentável, porém inevitável. E, por ser "Nego Bom", foi se misturar lá no céu com as bênçãos do dono do universo!!
Ao contrário de uns, nunca se escondeu atrás de sua condição de negro, ao contrário fez disso seu nome artístico, "O CRIOULO DOS PAMPAS", e assim foi e será respeitado como compositor, intérprete e trovador! Num dos seus maiores sucessos enaltece sua condição com o refrão "NÊGO BOM NÃO SE MISTURA" ! Descanse em Paz !
ResponderExcluirGrande Crioulo, sempre com bombacha branca. Vais fazer falta nos surungos da fronteira.
ResponderExcluirbah é triste em saber que perdemos outro galo cantor da autentica musica gaucha,meus sentimentos a toda a familia e fãs.Gustavo Rodrigues
ResponderExcluirLamento perda...vá em paz... surungos da fronteira...
ResponderExcluirMesmo aqui em Portugal eu tenho 8 discos dele. Agora foi para outra estância, fazendo companhia a tantos outros cantores gaúchos que já nos deixaram, por exemplo: Teixeirinha, Gildo de Freitas, Tereco de Oliveira, José Mendes, Cerejinha, Jorge Camargo, Formiguinha, José Adão de Oliveira, Francisco Vargas, Leonardo, Cajarana, Rui Biriva e Honeyde Bertussi. Que sua alma descance em paz !
ResponderExcluirParabéns ao Marcelão (Caderno 7) pela matéria. Crioulo dos Pampas ou mesmo Carlinhos do Acordeon vai deixar muitas saudades pelo Rio Grande à fora. Suas letras eram muito bem escritas e sempre teve um estilo próprio, num compasso bem marcante e galponeiro lembrando os grandes bailões e fandangos de antigamente. Era meu amigo e amigo de minha família, especialmente de minha saudosa mãe EltaObaldia, pois quando vinha em São Gabriel sempre lhe fazia uma visita no Restaurante e nos brindava com seu cantar. Tive a honra em meu primeiro mandato de Vereador indicar o Crioulo para receber o Título de Gabrielense Emérito, sendo aprovado de forma unânime pelo Poder Legislativo. E ele sempre se orgulhou muito disto e por onde andave sempre dizia que era filho de São Gabriel, que era filho da Terra dos Marechais. São Gabriel nunca vai esquecer de ti Crioulo! Descanse em paz..... Evandro Obaldia Guedes - Vice-Prefeito.
ResponderExcluirOrgulho Gabrielense. Sentimentos à família do Macedinho. Cumpriu sua missão nesta vida. Certamente Deus está só te esperando para iniciar o fandango.
ResponderExcluirGente,comecei a reparar na autenticidade das musicas e letras do "crioulo dos pampas" há pouco tempo,pois seu estilo era ótimo.Tive a oportunidade de conhece-lo no acampamento do Parque da Harmonia em Porto Alegre,Bom de gogó,simpático,simples e educado foi um gaucho tipico! Fico preocupado quando nossas referencias vão deixando esse plano,enfim,estamos na fila. Deus encarregue espiritos iluminados de recebe-lo numa bonita Estância lá no Céu!
ResponderExcluirCriolo dos pampas nos deixa, mas sera sempre lembrado atravez de sua obra
ResponderExcluirartistica, de grande peso no nativismo Gaucho Descanse em paz.
Bom dia! Me vali das informações aqui veiculadas para homenagear o "Criolo" em meu programa "Fogão a Lenha" nesta manhã em www.radioviamao.com.br, Rádio Santa Isabel FM e Rádio Itapuã FM. Abraço! Roberto Kellermann o Repórter Andarengo.
ResponderExcluirINFELISMENTE MEU AMIGO ADEMAR SÓ QUE NOS BASTA É ESTAR VIVO PARA MORRER ,MAIS TODOS TEMOS UM MOTIVO PARA ESTAR NESTA VIDA TERRENA NO MOMENTO QUE CUMPRIMOS NOSSO DEVER AQUI ,O PAPAI DO CEU NOS CHAMA ,E NOSSO QUERIDO CRIOLO DOS PAMPAS CUMPRIU SEU DEVER QUE ELE ,SE JUNTE A OUTROS LA NO CEU E COMPLEMENTE O BAILÃO LA ENCIMA ,POIS LA EN CIMA NO CEU ,NEGRO BOM SE MISTURA ,AMEM
ResponderExcluirUM DOS MAIORES QUE JÁ VI, VAI DEIXAR MUITA SAUDADE NA MÚSICA GAUCHA!!
ResponderExcluirEm muitos bailes nosso conjunto chão batido, de Arroio Grande RS, teve o orgulho de acompanhar o CRIOULO DOS PAMPAS. Chamava nossa atenção sua postura no palco. A precisão dos acordes e a beleza da voz envolvia o salão e todos ficavam encantados pelas suas musicas. Faltou atender seu pedido ..ME ENTERREM NUM CAMPO ABERTO...pois nego bom não se mistura. Recebe um abraço deste teu amigo João Fernando Domingues.."CANECÃO"
ResponderExcluirEM MUITOS BAILES NOSSO CONJUNTO CHÃO BATIDO, TEVE O PRAZER DE ACOMPANHAR O CRIOULO DOS PAMPAS. SUA FIGURA ERA INCONFUNDÍVEL, BEM PILCHADO, BOM GAITEIRO, EXCELENTE CANTOR. ..SEU PEDIDO...ME ENTERREM NUM CAMPO ABERTO... POIS NEGO BOM NÃO SE MISTURA... . RECEBE NOSSO ABRAÇO ENTUPIDO DE TRISTEZA..
ResponderExcluir...um grande, sem dúvida, mais um, que se vai mas deixa marcada forte sua passagem pelo pago... ...gracias, por ter compartilhado tanto conosco, a alegria de seus versos e melodias...
ResponderExcluir...alma, garra, telurismo,
poesia, gaita e estampa!
...é o Rio Grande fandangueando
com o Crioulo dos Pampas!...
...