E aconteceu o que se temia. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STIA-SG) informou à reportagem do blog que o Frigorífico Marfrig não cumpriu a decisão da Justiça que determinava a reintegração de mais de 300 funcionários da empresa, em ação vencida pelo Sindicato no final do ano passado. Segundo o presidente do Sindicato, Gaspar Neves (foto ao lado), a empresa enviou no dia 22 uma correspondência para participar de uma reunião para chegar a uma "composição amigável" para a ação trabalhista.
Uma reunião com os diretores do Marfrig, Rui Mendonça e Orlando Oliveira foi realizada, onde foi feita uma proposta de acordo entre as partes. "Diante destas considerações, resta-nos dizer que sempre nos colocamos como parceiros, tanto assim que sempre que chamados, procuramos auxiliar da melhor forma possível, procuramos valorizar os empregos gerados, porém, jamais poderíamos concordar com certas atitudes da empresa e que momentaneamente nos levou a tomar caminhos opostos e, sem outra alternativa, teve o Sindicato que procurar a defesa da categoria na esfera judicial", disse Gaspar.
A reapresentação dos funcionários ocorreu na manhã de quinta (23), mas segundo o Sindicato, a empresa não cumpriu na íntegra a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Ele frisa que não negociará neste sentido, sendo que agora, contabilizará multa diária pelo descumprimento. O STIA-SG aguarda pronunciamento da Justiça do Trabalho sobre o descumprimento da liminar de reintegração.