| Marcos MEC, presidente da Câmara de Vereadores: aproximação da comunidade com o Poder Legislativo |
Após assumir a presidência da Câmara de Vereadores, o vereador Marcos Vieira, ou Marcos MEC (PSDB), vem trabalhando intensamente neste começo de ano para poder colocar a "casa em ordem" e fortalecer a imagem do Poder Legislativo perante a comunidade gabrielense, ao mesmo tempo independente e harmônico com os demais poderes. Projetos e ações já estão sendo planejadas para beneficiar a comunidade e recuperar a Casa Legislativa. O vereador conversou em uma entrevista exclusiva com a reportagem do Caderno7 sobre os planos para 2014.
Marcos destacou que irá promover melhorias na casa, não somente para os funcionários, mas também para que a comunidade possa entrar na casa de forma confortável. Ele destaca que está buscando a licitação para reformas externas e internas na Casa Legislativa, que carece de melhorias. "A nossa meta é reformar o prédio da Câmara, com a pintura, recuperação dos pisos, reforma dos banheiros, entre outras coisas", afirma. O Presidente também quer que a Câmara tenha iluminação externa na volta de todo o prédio, visto que só há este sistema na parte da frente. O prédio sofre com o vandalismo e também com o mau hábito da população de usar os fundos do local como mictório. "Para isso, também vamos licitar uma empresa para colocação de vigias na parte externa da Câmara, além da iluminação no seu entorno", explica.
Outra ação que deverá ser feita é um convênio com a SUSEPE, para utilizar presos no serviço de limpeza e manutenção da Câmara, dentro do programa de ressocialização. "Além de promover a ressocialização dos presos, teremos economia para Casa, ao invés de contratar uma empresa terceirizada", esclarece. O convênio deverá ser assinado nos próximos dias, e a ideia é conseguir até quatro detentos para os serviços de limpeza e mão-de-obra. Outro projeto que Marcos tem é mudar o sistema de internet da casa, para wireless (sem fio), e inclusive disponibilizando o sinal para a comunidade nos finais de semana, na Praça Dr. Fernando Abbott, visto que não há mais sinais de internet wifi nos pontos públicos.
Sobre as sessões plenárias, elas tem data marcada para reiniciar, em 10 de fevereiro. E na primeira sessão, estará ingressando para análise e votação o pedido da mudança de horário das sessões, atualmente realizadas às 17h30, mas que estarão retornando após a aprovação da emenda à Lei Orgânica, para o horário das 20h. "Esta emenda cumprirá as três pautas, mas a maioria dos vereadores já tem decidida a mudança para o horário da noite, permitindo que a comunidade possa acompanhar as sessões e os debates, como queremos. Defendemos uma casa mais aberta ao povo gabrielense", disse.
Dentro deste conceito, Marcos MEC afirma que quer ter uma relação forte com a imprensa para divulgar os atos do Legislativo. "A Procuradoria Jurídica está verificando a lei para realizar uma nova licitação para a empresa que fará a contratação dos órgãos para divulgação dos atos em todos os setores - rádios, jornais e blogs - dentro da legalidade", afirmou. A intenção da presidência é realizar uma Reforma Administrativa na Câmara, o que só será possível após a entrada em vigor do novo orçamento, que foi prometido pela ex-presidente Sandra Xarão (PT) até o dia 15 de janeiro. A primeira medida após tomar posse, na questão de estrutura administrativa, foi a contratação dos três assessores por vereador, normalizando o funcionamento da casa.
A equipe administrativa que auxilia o presidente é formada por Paulo Antônio de Oliveira (que está acumulando os cargos de Jurídico e Diretor Administrativo, também com economia), Flávio Vernes Nunes (contadoria) e Maira Souto (Secretária Administrativa). Ele reforça que nenhum cargo novo foi criado.
Sobre o que espera desta gestão, Marcos está tranquilo. "Estamos tendo muita tranquilidade e responsabilidade, reestabelecendo o funcionamento da casa. Os vereadores estão tendo seus assessores novamente, para que a comunidade possa levar seus pedidos e reivindicações. Também queremos abrir uma parceria fundamental com a imprensa, reorganizar a casa e buscar recuperar a credibilidade com a população. Como dissemos em nossa posse, vamos olhar para frente e buscar o melhor pela comunidade", finalizou.












0 comentários via Blogger