Homenagem à Yemanjá não poderá ser realizada neste ano por falta de recursos (foto arquivo C7) |
O evento oficial de homenagens à "Rainha das Águas" realizado às margens do Rio Vacacaí, não sairá neste ano. A Homenagem à Yemanjá, realizada tradicionalmente pela AUNEAFRO, não poderá ser realizada por falta de recursos. A informação foi confirmada à reportagem há instantes pelo organizador, Homero Costa.
Homero salienta que estará divulgando uma nota oficial nas próximas horas, sobre os motivos do adiamento da festividade, mas que são realmente por falta de recursos. A homenagem sempre ocorria na véspera da data alusiva à orixá, que é comemorada em 2 de fevereiro, no largo do Rio Vacacaí e é evento oficial do calendário do município.
Realizado há 15 anos, o evento teve duas interrupções, uma delas em 2008 pelo falecimento do Yalorixá Dídio e agora, por falta de recursos. No ano passado, o evento homenageou as vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria. As homenagens de forma independente pelos fiéis e centros de umbanda seguirão sendo realizadas.