Junto à comissão organizadora, músicos de "Tranco Macio" comemoram o título na 20ª Estância da Canção Gaúcha |
Um rasguido-doble que fala da paixão por uma bela mulher foi o vencedor da 20ª Estância da Canção Gaúcha, conquistando também grande parte dos prêmios. "Tranco Macio", de Rodrigo Morales (letra e música) e Lucas Ferreira (música), defendida pelo cantor Raineri Spohr, foi escolhida como a melhor do festival, encerrado na madrugada desta segunda (23) no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas.
Vencedora foi interpretada por Raineri Spohr, com maestria |
Em 2º lugar, ficou a composição "Presilha" |
Defendida por Ita Cunha e Juliano Moreno, "Pataleio" ficou em 3º e conquistou mais dois troféus |
Em segundo lugar, ficou "Presilha", outro rasguido-doble de autoria de Evair Soarez Gomez (letra) e Juliano Gomes (música). A terceira colocada, "Pataleio", chamarra que foi composta pelo bageense Lisandro Amaral (letra) e o gabrielense André Teixeira (música), com a interpretação de Ita Cunha, que deverá ser o intérprete destaque nos festivais em 2013, por conquistar mais um título, e Juliano Moreno, eleito o melhor intérprete do festival.
César Oliveira e Rogério Melo fizeram o show da noite, com alta qualidade. Era o primeiro show em casa após a participação na final do Grammy Latino |
A noite de encerramento foi aberta com as vencedoras da 1ª Estância Piá, Ana Laura Cornel (mirim) e Vitória Staggemeier Santana (juvenil), e logo após, as quinze finalistas. A última noite foi a de maior público no Parque, talvez para a expectativa do show da dupla César Oliveira e Rogério Melo, o primeiro realizado em chão gabrielense após a participação na final do Grammy Latino. E "levantou" o público presente, com os grandes sucessos deste orgulho da terra.
As demais noites registraram baixo público, por conta do período escolhido pela Prefeitura para o festival. A 21ª edição da Estância já tem data marcada para acontecer, que será de 10 a 12 de outubro de 2014. Confira o resultado final, com fotos:
20ª Estância da Canção Gaúcha
Resultado final
1º lugar - Tranco Macio (rasguido-doble)
Letra: Rodrigo Morales
Música: Rodrigo Morales e Lucas Ferreira
2º lugar - Presilha (rasguido-doble)
Letra: Evair Soarez Gomez
Música: Juliano Gomes
3º lugar - Pataleio (chamarra)
Letra: Lisandro Amaral
Música: André Teixeira
Música mais popular: Pataleio
Melhor Poesia: Presilha
Melhor Melodia: Tranco Macio
Melhor instrumentista: Davi Batuca (não estava mais presente)
Melhor conjunto instrumental: Tranco Macio
Melhor Arranjo: Tranco Macio
Melhor tema campeiro: Pataleio
Melhor indumentária: músicos da composição "Carta de Luto"
Prêmio Revelação: Mauro Silva
E-mail: blogcadernosete@gmail.com