João Pedro Lemos
Colunista do blog
Oposição entra com força em 2014
Depois de muitas reuniões a oposição reunindo o Partido Progressista 11, o Partido Democrático Trabalhista 12, o Partido Trabalhista Brasileiro 14, O Partido da Social Democracia Brasileira 45 e o Partido da Solidariedade 77 promete entrar 2014 unida e falando a mesma linguagem. Todos os vereadores e presidentes das siglas selaram um pacto para que a comunidade tenha voz e vez no Poder Legislativo que tem a função de Legislar, fiscalizar, sugerir e exigir ações do Poder Executivo.
Os edis de oposição definiram uma posição clara, o Legislativo é um Poder Independente e tem que ser respeitado porque todos os vereadores que lá estão foram eleitos pela vontade popular para representar a comunidade. Mesmo não tendo à presidência do Poder nesse ano de 2013 a oposição demarcou território trazendo a tona sérias questões político-administrativas que foram divulgadas a população através da imprensa e das sessões. A promessa para 2014 é ampliar a divulgação do trabalho dos vereadores de oposição e seus pleitos através principalmente do trabalho dos assessores que foram demitidos nesse ano.
As ações da oposição devem redobrar, já que a atual gestão no município vai para o segundo ano e durante 2013 os vereadores de oposição foram muito procurados pela comunidade pelo não cumprimento de promessas e pleitos.
A Vereadora Karen Lannes (SDD) acredita que a oposição unida representa uma força popular muito grande pelo número de pessoas que a procuram e com certeza deve aumentar com os vereadores unidos e com o mesmo objetivo comum. “2014 será um ano ode a oposição terá uma ação marcante no município e com certeza começará a desenhar o futuro político da cidade” acrescenta.
Agora é aguardar o fim do recesso para fevereiro e acompanhar o trabalho da oposição.
EMATER ASCAR, fundamental
Realmente além de preocupante, a decisão de tirar a filantropia do trabalho de extensão rural da Emater Ascar principalmente ao pequeno produtor é lamentável. Só no Brasil mesmo acontecem ações tão contraditórias. O governo prega reforma agrária, faz mal feita, tanto que os próprios movimentos reclamam e ainda quer tirar o aspecto filantrópico de quem pode facilitar através do apoio técnico a permanência do homem na terra e produzindo!
E aqui estou falando apenas da reforma agrária, mas o trabalho de EMATER atinge uma vasta gama na prestação de apoio técnico rural. Em São Gabriel por exemplo, o artesanato ganhou prêmio na Expointer, com apoio da Emater, Programas de Ovinocultura foram implantados com apoio da Emater, várias associações de produtores e moradores foram formadas com apoio da Emater, projetos em todas as áreas e inovações como a citricultura entre outros tiveram apoio da Emater. Tudo teve o apoio da Emater. Está claro no meio rural que sem suporte e apoio técnico fica muito difícil a implantação de novas técnicas no meio de produção e atualização de sistemas, estar junto ao produtor e acompanhá-lo é indispensável para qualquer crescimento na área rural.
Chego a não entender como um governo que diz estimular o setor produtivo ao mesmo tempo tenta inviabilizar uma empresa como a EMATER, é contraditório, aliás, nem sei por que isso acabou surgindo. Na Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores ficou clara sua importância para todos os setores do meio rural, que pelo menos uma vez o Governo ouça a voz do povo.
Karen Lannes no apoio ao produtor
A vereadora do Solidariedade Karen Lannes levou seu apoio aos pequenos produtores que defendem a filantropia da Emater Ascar, segundo ela é uma falta de respeito tentar mudar algo tão importante na vida principalmente do pequeno produtor. “Quem vai se dispor a ir, acompanhar, estar lá junto ao pequeno incentivando e mostrando como se implanta um novo sistema de irrigação, onde fazer o açude e como, qual a pastagem correta e qual a época correta para plantá-la? Esse é o trabalho essencial que a Emater vem realizando e que não pode parar, estou apoiando a Emater nesse pleito” enfatizou a edil.
Karen Lannes está preocupada também com a situação das estradas, segundo ela os produtores estão reclamando muito das péssimas condições destas, “recebo muitos telefonemas a esse respeito e está na hora do Executivo resolver o problema, afinal 11 meses de gestão tem que apresentar resultado nesse sentido”.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com