Com informações do Jornal A Platéia
Santana do Livramento - Há instantes, o prefeito Glauber Lima decretou Estado de Emergência no município pela falta d'água e a incapacidade de suprir o abastecimento. O anúncio foi feito durante o programa "Canal Livre", da Rádio RCC FM. O Departamento de Água e Esgotos (DAE), que abastece Livramento, estaria enfrentando um colapso no abastecimento, o que se agravou nas últimas semanas.
O Prefeito explicou as medias que serão tomadas daqui em diante e que incluiu a chegada à cidade de caminhões-pipa provenientes da cidade de Bagé e da Corsan com capacidade de até 80.000 litros. Glauber Lima reafirma que a falta de água não é um problema de capacidade administrativa, mas sim, segundo ele, estrutural.
“Agora vamos preparar as ações estruturantes. Na nossa opinião, a perfuração de novos poços se faz urgente para ampliar a nossa capacidade de armazenamento. Isso nós vamos fazer no decorrer do ano. Além de R$ 1 milhão de reais obtidos junto ao governo do Estado para perfuração de quatro poços, vamos atrás de mais verba para dar continuidade ao processo", afirmou.
Os caminhões-pipas serão utilizados para colocação de água no sistema. O poço do Vila Nova, Prado 1 e Santa Rita serão as três fontes para captação de água. “Serão três carretas, que ficarão o dia inteiro retirando água e reabastecendo reservatórios para que não falte água para a comunidade”, afirmou Glauber Lima.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com