![]() |
Carteira de identidade de Carlos Gardel, que comprova a nacionalidade uruguaia do músico (foto El País) |
Um dos maiores cantores de tango argentino do Século XX teve uma dúvida de sua origem esclarecida neste sábado (7), após o resultado da investigação ser divulgado oficialmente. O cantor Carlos Gardel, onde existia uma discussão se ele teria nascido em Toulouse (França) ou Tacuarembó, no Uruguai, nasceu mesmo no país vizinho.
Segundo o jornal El País, de Montevidéu, a investigadora argentina Martina Iñíguez apresentou uma prova sólida e definitiva de que Gardel nasceu no Uruguai, a carteira de identidade emitida em Argentina, na década de 20, mais precisamente em outubro daquele ano. O documento, cuja cópia fará parte do acervo do museu que leva seu nome em Valle Eden, no departamento de Tacuarembó, mostra que ele era "solteiro, artista e nascido em Tacuarembó no dia 11 de dezembro de 1887".
Os trâmites foram feitos de forma que fosse obtida a cópia da carteira, onde Gardel se inscreveu pelo Consulado Uruguaio em Buenos Aires. O que facilitou também é que uma lei uruguaia permite que os cidadãos do país que residem no exterior, se inscrevam no consulado. A existência do documento foi descoberta por investigadores uruguaios, que contataram a colega na Argentina.
Carlos Gardel gravou mais de novecentas canções, entre tangos, fox-trots, fados, pasodobles e músicas folclóricas, vendendo milhares de discos na América Latina e Europa. Entre suas interpretações mais famosas estão Mi Buenos Aires Querido, Por una cabeza, El día que me quieras, Adiós Muchachos, entre outras. O próprio Gardel nunca quis comentar sobre o local de nascimento. Ele morreu em um acidente aéreo em Medellín, na Colômbia, e está sepultado no cemitério de La Chacarita, em Buenos Aires.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com