Foi aprovado por unanimidade na última semana, o projeto de lei 17/2013, de autoria do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB, foto) que inclui no Calendário Oficial do Rio Grande do Sul os rodeios crioulos e as festas campeiras realizadas no Estado. Conforme a redação do PL, para integrar o Calendário Oficial os eventos devem ser organizados de acordo com o estabelecido nas Leis 11.719/2002 e 12.567/2006.
A primeira instituiu o Rodeio Crioulo como componente da cultura popular do Rio Grande do Sul, enquanto a outra estabelece um conjunto de normas sobre infraestrutura, cuidados médicos, transporte de animais, canchas e bretes, formas de encilha e proteção dos animais.
Pozzobom destacou que, a partir da aprovação do PL 17/2013, os rodeios e as festas campeiras conquistaram o reconhecimento do Parlamento de estarem entre as principais formas de manifestação da cultura tradicionalista. “Incluir os rodeios no calendário oficial do RS significa nada mais do que honrar a Constituição Estadual que, quando foi promulgada, passou a estampa em seu preâmbulo os elevados valores da tradição gaúcha”, afirmou. Com isto, eventos como a Festa Campeira do CTG Caiboaté e o Rodeio Internacional do Mercosul, do CTG Tarumã, podem ser beneficiados com a medida.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com