João Pedro Lemos
Colunista do blog
Meio ambiente é mais sério do que se pensa
Atualmente os problemas ambientais estão numa escala tão séria que especialistas e ambientalistas chamam atenção para situações como o comprometimento do fitoplânctons responsáveis pela produção de grande parte do oxigênio que respiramos que estão sendo extintos. Embora não responsáveis pelo oxigênio, mas pela manutenção de eco sistemas localizados, biomas as florestas são fundamentais, principalmente para garantir uma estrutura básica para a fauna e tudo está sendo exterminado, tudo em nome da ganância, por pessoas as vezes sem a mínima consciência do que isto significa em termos de manutenção da vida, especialmente humana.
Às vezes tenho a impressão que ninguém está preocupado realmente com isso e que simplesmente vira politicagem, só que o problema real muito mais sério do que se pensa e hoje se sabe não apenas para as gerações futuras, mas já para a nossa. Vejam que não estou abordando aqui a produção de lixo, falta de reciclagem, falta de estrutura para consumi-lo. Hoje o lixo é sem dúvidas um dos grandes problemas do planeta. E olha que não precisa ir longe,nossa cidade enfrenta essa situação e além do lixo recolhido enfrentamos ainda o problema do lixo jogado no meio ambiente.
Ocorre que não nenhum desses problemas vem grando qualquer astitude além de alerta por parte de pessoas preocupadas com a questão, ações governanentais muito poucas existem porque isso causa enfrentamento com grandes empreendedores e que grande parte são os que mais atacam o meio ambiente. Assim atéque aconteça alguma coisa de fato grave, pelo que estou vendo e mais uma vez digo, mesmo com o alerta de especialistas e cientistas vamos continuar a destuir nossa casa.
“Anda quero te dizer nenhum segredo falo nesse chão da nossa casa, vem que tá na hora de arrumar...Terra és o mais bonito dos planetas estão te maltratando por dinheiro tu que és a nave nossa irmã...” Beto Guedes lá no final dos anos 80 já dizia. Tantas músicas, poesias falaram da natureza num grito de alerta e nada mudou. “Aqui também ébom lugar de se viver...”
E-mail: blogcadernosete@gmail.com