![]() |
Marina: a 48 horas do fim do prazo para filiações, a ex-senadora teve o registro da Rede rejeitado (foto divulgação) |
No final da tarde, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por seis votos a um o registro do novo partido Rede Sustentabilidade, criado pela ex-senadora Marina Silva. Embora conseguisse um grande número de assinaturas para a sua criação, elas não totalizaram a quantidade necessária para autorizar o registro da Rede.
Com isso, Marina tem 48 horas para se filiar a um novo partido ou retornar ao anterior - Partido Verde -, pois se não fizer isso, não poderá se candidatar. O registro da Rede já tinha sido rejeitado pelo Ministério Público Eleitoral.
Para analistas políticos, foi tarde para conseguir as assinaturas - 492 mil eram necessárias, mas o partido conseguiu só 442 mil - assim como para se organizar para conseguir o registro da nova legenda. Segundo Marina Silva, o partido coletou 868 mil assinaturas e tem 550 mil validadas, número superior ao mínimo solicitado pela lei eleitoral.
De acordo com a ex-senadora, os números são divergentes porque, durante o processo de validação de assinaturas de apoiadores nos tribunais regionais eleitorais, os cartórios atrasaram os procedimentos e anularam 95 mil delas sem justificativa. De qualquer forma, o nome de Marina está em dúvida para o pleito de 2014.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com