Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Natal Sensacional Peruzzo, participe!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Natal Sensacional Peruzzo, participe!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

26 setembro 2013

Sentiu o cutuco?

Juarez Trindade de Oliveira
Colunista do blog

DESALINHANDO
1. Conforme a gente já havia previsto lá atrás, o PSB oficializa a saída dos governos federal e estadual - leia-se deixar os cargos - para investir oficialmente na viabilizacão da candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à presidência da República. O desatrelamento de governos, especialmente no plano federal, compõe a tentativa de se descolar do continuísmo e dos escândalos dele decorrentes, para assumir o papel de oposição, como discurso do "fazer melhor".


2. Com efeito, a incompetência da oposição chegou ao cúmulo (lembram?) da própria Dilma, em cadeia nacional(!), alinhar-se à voz das ruas de junho, num autêntico discurso contra o Governo, no caso, ela mesma!! E sem ruborizar! Como se os protestos fossem para outros e não para ela, representante do que vem acontecendo na última década no Brasil!

3. No plano estadual, Tarso convidou um pedetista para ocupar uma secretaria, agilmente atuando para neutralizar a saída do PSB de seu governo. Mas escolheu um nome à revelia do partido, ou seja, convidou a pessoa e não a agremiação, foi o que se soube. Intencional, justamente para ver recusado o convite e ficar livre para formar a coalizão que quiser? Ora, Tarso não é ingênuo para cometer um erro desses. O PDT recusou, claro. Tarso sabia que isso aconteceria. Então…?

4. O PTB, por sua vez, nesse momento, é a Geni dos partidos estaduais. Neste momento, pois logo ali o bastão passa pra outro, conforme o escândalo da vez…Falou-se que o partido poderia ocupar a vice para a reeleição de Tarso, mas este quer Zambiasi. Aí acho bem mais caro, mas em política…

5. E a queridinha comunista Manuela – e aí, beleza? – DAvila declarou que vai voltar aos pagos para concorrer a deputada estadual em 2014, pelo PC do B. Mas o que eu estou pagando pra ver é ela – e seu partido, claro – retribuirem o apoio que Ana Amélia Lemos, do PP, lhe emprestou nas eleição municipal de 2012. É certo que Ana vem ao governo estadual, no frentão que Eduardo Campos quer montar no RS. Mas e os comunistas vão apoiar uma candidata cujo partido tem o DNA da ARENA? Bem, considerando que Prestes já apoiou Getúlio, seu grande algoz…

6. E o PSB gabrielense, no dizer do vice-presidente da comissão provisória, permanecerá alinhado com o governo municipal. Claro, não sejamos hipócritas: permanecerá ocupando os cargos! Então, ficamos assim: desalinhado no plano federal e no plano estadual, mas alinhado no municipal! Baita "alinhamento" de estrelas, não é? E querem que as pessoas "normais" gostem de política e dos políticos…

7. Mas a curiosidade, nesse apoio aldeão, foi que o anúncio deu-se pelo vice-presidente, Rossano Farias, e não pelo titular, Baltazar Balbo Teixeira, que deveria ser o arauto, haja vista a gravidade - no meu sentir - da decisão a ser adotada. Afinal, o Baltazar é um crítico explícito dos rumos desse governo, em especial da desapropriação da Juca Tigre, do desinteresse na volta da CORSAN e do fechamento da escola especial que ele, como Prefeito, construiu!

8. Porém Balbo não quis deixar as suas digitais nesse apoio reafirmado…Ora, não é um cavalo encilhado, mas uma manada inteira que já passou na frente dele, pra montar e sair a galope desse governo! E, mais uma vez, ele refuga! Que o PSB é feito de alas (duas bem claras, agora), já se sabe. Mas, oficialmente, o ex-prefeito detém o comando. Preferiu se omitir. Mais uma vez, vou repetir: rei fraco faz fraca a gente forte; rei forte faz forte a gente fraca.

9. E o desfile em Sangabib, como não poderia deixar de ser, politizou-se totalmente. No "aplausômetro", parece que Rossano ganhou de Roque. Já disse e reafirmo: quem não está no jogo é sempre o melhor em campo! Ademais, Roque efetivamente não leva jeito pra coisa. Rossano é pinto no lixo, está no seu habitat natural e vai palmo a palmo ganhar espaço, principalmente se evitar os que ficaram na sua órbita e contribuiram para a derrota de 2012. A campanha de 2016 já começou, pois as pessoas se deram conta que a tal mudança não vai se dar nessa gestão. E ainda há espaço para outras correntes se apresentarem. Sentiram o cutuco?

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.