João Pedro Lemos
Colunista do blog
O aniversário de São Gabriel, a data errada?
Dediquei-me a entender um assunto que em cada esquina ouço debate e por incrível que pareça é a data de aniversário de minha cidade. Para isso, me socorri de inúmeros documentos, inclusive Leis que no passado decidiram os caminhos das comemorações.
Pois bem, pelo que entendi de fato em 04 de abril de 1846 São Gabriel foi elevada a categoria de Vila, mas sempre dependendo direto da Província, nesse caso não era ainda emancipada, apenas passava a dispor de Vereadores (representação) como vila, o nome está bem claro, vila.
No meu humilde entendimento, ainda dependendo do gerenciamento da província não há emancipação nem política, nem administrativa, isso é óbvio, pois no caso São Gabriel realmente se tornava apenas parte (vila) de outra coisa maior (província) não tinha autonomia nem gerenciamento.
Seguindo o raciocínio e as informações que consegui foram os vereadores da Vila de São Gabriel que pela Lei nº 443 de 15 de dezembro de 1859 elevaram São Gabriel a categoria de cidade, bom! Agora sim, emancipada politicamente e economicamente. No caso, ai sim São Gabriel passava a ser cidade e deixava de ser vila, no caso AI NASCEU DE FATO A CIDADE DE SÃO GABRIEL.
Entendendo a questão de forma simples, o seu aniversário não é comemorado quando seus pais começaram a namorar, casar ou decidiram ter filhos, seu aniversário é comemorado quando você nasce, passa a respirar por si, dá os primeiros movimentos.
Com minhas leituras em posse dos documentos, até que me convençam de que estou errado, passo a entender como certa a posição do Rivadávia Barbosa Corrêa que sempre defendeu a ideia da comemoração do aniversário de São Gabriel quando a cidade foi emancipada, ou seja, 15 de dezembro.
Contradições – A edição do Jornal O Imparcial do dia 17 de dezembro de 1959 mostra que o centenário da cidade foi comemorado na data certa, 15 de dezembro e mais, com a escolha da Rainha, criação do Hino e variadas composições literárias. Eu só não entendi ainda porque depois de comemorados 100 anos mudaram a data para comemorar antecipadamente a emancipação da cidade, quando ainda era vila e pior, como tornaram isso Lei, inclusive constando no Brasão da cidade a data de 04 de abril. O que temos: um brasão que comemora a Vila São Gabriel e a festa que comemora o aniversário da Vila São Gabriel, já o aniversário da cidade passa esquecido. Caso esteja errado me corrijam, mas pelo que li e entendi é isso.
Questiono - De onde saiu à ideia de mudar o certo pelo errado? Porque diante desse fato que me parece tão óbvio não houve nenhuma mudança? Porque mesmo com a sugestão de historiadores, inclusive órgãos literários e imprensa da capital nunca foi corrigido o possível erro?
Entendo que, se eu estiver certo é preciso pedir desculpas a História e corrigir esse gravíssimo erro. Abraços.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com













0 comentários via Blogger