![]() |
Equipamento já está em funcionamento no Centro de Ressonância, salienta Ricardo Coirolo (e) |
E começaram as atividades de um grande investimento para a saúde de São Gabriel. Em parceria da Clínica SIDI com a Santa Casa de Caridade e estimado em R$ 2,5 milhões, o Centro de Ressonância Magnética está em funcionamento desde os últimos dias, com capacidade de atender a 300 exames que podem ser diagnosticados em São Gabriel e Porto Alegre, de acordo com o responsável técnico, Ricardo Coirolo.
![]() |
Rogério Amann é o técnico responsável pelo gerenciamento do sistema de exames |
![]() |
Equipamento utiliza as tecnologias mais avançadas em saúde |
As modernas máquinas já estão realizando exames de alta complexidade, e o prédio passa por finalizações de sua estrutura, mas já oferece os exames de ressonância para São Gabriel e região. "A inauguração deverá ocorrer até novembro, mas já estamos operando com alta tecnologia e internet de alta velocidade, para revelarmos os exames e fazermos os diagnósticos aqui e em Porto Alegre", frisou Coirolo.
A implantação do Centro surgiu quando da desistência do Instituto de Cardiologia em se instalar aqui, dada a falta de demanda, iniciando assim esforços para a sua instalação na Santa Casa e permanecendo em São Gabriel. "Quando não deu certo a instalação do Instituto de Cardiologia em São Gabriel, procuramos uma forma de trazer o Centro de Radiologia que seria instalado lá, em conversações com o Diretor do SIDI, Dr. Carlos Jader Feldman. Após isso, procuramos o então Provedor Roque Montagner, onde apresentamos a ideia e ele aprovou a instalação do Centro na Santa Casa. Executamos o projeto e finalizamos o contrato, tornando este grande investimento uma realidade", afirmou o médico. O equipamento tem como técnico o especialista Rogério Amann na realização dos exames de ressonância.
![]() |
Prédio está praticamente pronto e deverá ser inaugurado até outubro/novembro |
O investimento é integralmente da Clínica SIDI, onde o contrato, com previsão de 10 anos, passará o controle do serviço à Santa Casa a partir do 5º ano, onde o SIDI passará a pagar o aluguel. A tecnologia é a mais avançada possível, onde o aparelho, que tem potência de 1,5 tesla, é de alto campo, importado dos Estados Unidos e habilitado para fazer todos os tipos de exames de ressonância e encaminhamentos, assim como exames de coluna, abdome e coração. O Centro está funcionando anexo ao Centro Clínico, e está passando por ajustes finais na estrutura, devendo ser concluídos até o próximo mês, mas é uma conquista para a comunidade.
"Temos de agradecer a dedicação do provedor Dotto (Luiz Carlos Dotto) que foi parceiro na implantação da Ressonância, sanando problemas que atrasaram a conclusão do serviço, e agora dispomos um serviço para a comunidade gabrielense e regional", finaliza Coirolo.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com