CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

29 agosto 2013

Sentiu o cutuco?

Juarez Trindade de Oliveira
Colunista do blog

QUERO VER CUBA LANÇAR
1. Lendo as explicações de quase todos os envolvidos naquela denúncia do MP sobre problemas havidos na Câmara de São Gabriel, pueris e cândidas algumas, é de se pensar - desde que nelas acreditando, claro - que os nossos respeitáveis membros daquela instituição necessária à justiça erraram muito feio na análise dos fatos e se precipitaram na tese acusatória. Será que é tão simples assim? Hummm… Ademais, essa história surrada de esgrimir várias reeleições como se fosse atestado de boa conduta já não cola mais faz tempo! É só olhar as figurinhas que ainda "malufam e barbalham" nos mandatos por aí, aqui, acolá e bem além. 


2. Não sei qual o limite nem  onde o alcaide Roque quer chegar - se é que quer chegar em algum lugar, pois continua em campanha sabe-se lá pra que. Depois daquela fiasqueira inoportuna do desfile carnavalesco de ônibus - afinal, no mesmo dia era velado um prestimoso e antigo funcionário da prefeitura -, vem um servidor mordido denunciar publicamente o que já se antevia pelas movimentações políticas: quem realmente "prende e manda soltar" na administração municipal são os irmãos Abib e o Pires, ou seja, o PT. Roque seria um mero despachante de luxo. Faz sentido. Afinal, ninguém conseguiu, até o presente, uma audiência particular com o eleito. Sempre um dos três, no mínimo, se faz presente.

3. E o amarelo Baltazar, condutor e fiel depositário eleitoral da sua militância nessa aventura, continua jogando pra platéia, "lamentando" e "desaconselhando" algumas atitudes desse povo que ele colocou no Paço Municipal, como se esses dessem bola para o que ele pensa ou diz…Se quer, REALMENTE, fazer alguma coisa, passou da hora de romper concreta e publicamente com esse governo. Chega de enrolação e de arrogância. Um mea culpa ainda salvaria alguma dignidade…

4. Esse negócio do fechamento da escola especial em Sangabib faz parte de um movimento orquestrado a partir do Plano nacional de Educação, que prevê a proibição do setor público de repassar recursos para escolas desse tipo, a partir de 2016. É a famosa "inclusão na marra"! Deficiência não é artigo cartesiano, como não é o autismo, a dependência química e outras. A especificidade é imensa, não sendo a toa que as escolas especiais existem em praticamente todos os municípios. Os profissionais, então, não são comuns! A Injustiça e o despreparo no enfrentamento do tema é flagrante!

5. Esse caso dos médicos cubanos é fantástico! Já se falou até em "Avião Negreiro", aquele que trouxe os primeiros caribenhos! E aquela representante da ilha, dizendo que somente o "serviço" seria prestado por Cuba!! Os profissionais seriam somente um "detalhe" da negociação! Pra quem não conhecia ou não sabia com o funcionava, sejam bem vindos ao comunismo…!

6. Mas esse governo federal está agora aprontando - o que fica cada vez mais claro - o Bolsa Médico, o braço eleitoral por excelência para as eleições do ano que vem! Todos sabem o poder que um profissional de saúde exerce nas eleições de qualquer município, especialmente os que atendem aos pobres. Aqui em Capão e aí em São Gabriel conhecemos os exemplos. Imaginem então essa turma, treinada e amestrada para essas situações…

7. Essa é que é, efetivamente, a questão central nessa quizila. Regime escravo, familiares presos, não-asilo em caso de fuga (incrível, o Brasil vira capitão-do-mato de Fidel), salários desiguais para mesmos profissionais, reforço nas finanças cubanas com nosso dinheiro, enfim, tudo é pano de fundo para o que realmente está em jogo: o poder eleitoral que a saúde exerce. Sentiram o cutuco?

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.