CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Temporada de Verão Peruzzo 2026 - aproveite as ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

31 agosto 2013

Papo Reto no Caderno7

João Pedro Lemos
Colunista do blog

O meu avô me ensinou II
Nessa época lá no Azevedo Sodré a gente ficava muito na Estância da Acácia. No galpão enquanto olhávamos e contemplávamos a chuva que enchia a lagoa em frente à casa, num gramadinho cortado pelos cavalos, ovelhas e gado quando esperavam banho e vacina, trocávamos ideias diante da gigantesca possibilidade de idéias que surgiam naquele momento em que eu e meu avô João Machado conversávamos.


Meus avós na Estância da Acácia João Machado e Cândida, Dona Negra
Daí surgiam questionamentos essenciais sobre a vida, sobre consciência, sobre entendimento de muitas coisas, foi ai que nasceu minha paixão pela filosofia. Nunca tive uma resposta definitiva sobre as coisas, meu próprio avô me dizia: -nunca vais entender tudo sobre a vida meu filho, porque na maioria das vezes as pessoas criam histórias para não ficarem perdidas e vivendo uma vida sem sentido, procuram dar sentido e função a tudo, ao vento ao capim a água...

Mais tarde estudando a mitologia grega fui entender o que meu avô João Machado me dizia em simples palavras. Tudo é assim, busca-se entender para dar sentido para entender e se entender no meio onde se vive.

A comemoração de 50 anos de casados dos meus avôs
Naquela época eu ainda menino tudo virava um sério questionamento até que um dia o Professor Manoel Airton Rodrigues (Jornalista Maneco) apareceu na Estância passou uns dias e disse que as grandes perguntas do ser humano eram: “De onde vim, o que faço e para onde vou”. Ainda menino brincando numa cidade de pedra construída pelo Maneco, tinha no centro uma igreja, ai foi que entendi de novo a função da crença, resolver muitas dúvidas.

Diante de tantos questionamentos, senti que apenas crer resolvia parte do problema, então continuava a perguntar por que crer, porque de crer e se realmente crer resolveria tudo. Meu avô ficava atônito com minhas inúmeras perguntas, chegava a se irritar, mas não desistia, foi então que definiu tudo. – Meu filho, vais sempre procurar respostas e nem todas terás tempo de encontrar, a cada nova resposta, novas perguntas surgirão, porque as coisas são assim: o pequeno se junta para formar o grande que nunca para de crescer e da mesma forma o pequeno cresce infinitamente até seu ínfimo, onde outros a formam.

Hoje penso que ele só me respondeu, claro que seu jeito gaúcho, para que eu parasse de tanto perguntar, mas de fato ao ler muito sobre astrofísica, física e nanotecnologia cheguei a conclusão que ele estava certo, ainda que fosse sem querer, realmente entendendo o “Bóson de Higgs” (partícula de Deus) e o universo em plena expansão, entendo o quanto um homem do campo na sua simplicidade encontra tantas respostas. Por isso sempre fui apaixonado por meu avô João Machado que sempre tinha uma resposta, ainda que com outra pergunta.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.