![]() |
| Audiência teve a presença da comunidade local, e foi acirrada |
A polêmica em torno do fechamento ou não da Escola Especial Nossa Senhora das Graças teve mais um capítulo com a realização da Audiência Pública a respeito do tema, convocada pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores. A Audiência teve lotação esgotada no plenário da Casa Legislativa, com pais dos alunos, servidores da Secretaria de Educação, Secretários Municipais e comunidade gabrielense. Diversos pontos foram defendidos em todos os lados.
A Audiência, proposta pelo vereador Sildo Cabreira (PDT), teve a presença da Secretária de Educação, Nilvanês Jobim, que por sua parte, reafirmou os motivos da Prefeitura de realizar a inclusão dos alunos da Escola Especial, onde o Executivo recentemente propôs a ampliação do convênio com a Associação Pró-Down para assunção do prédio onde atualmente está a Escola.
![]() |
| Plenário lotado na ocasião |
As posições contrárias ao fim da Escola foram marcantes. Os vereadores da bancada de oposição apresentaram seu posicionamento cobtra o fechamento da Escola. Daniela Saraiva, mãe de um dos alunos, salientou que quando foram convidados a se retirar da Escola no dia 31 de julho, se "sente expulsa da mesma, assim como as demais mães". Ela questionou porquê o município não tem interesse de manter a Escola aberta. Ela, por iniciativa própria, afirma que em Brasília, entrou em contato para saber da situação e informaram que não foi feito este fechamento porque o DF assumiu a Educação Especial.
Representantes da Secretaria de Educação também se manifestaram. A professora Naizy Machado defendeu a inclusão como forma de acabar com a discriminação, para isso, tendo a força e coragem, para trazer os alunos à luz da vida social. Em contraponto, a psicopedagoga Denise Alvarez, respondeu à todos os questionamentos salientando que não é desta forma que é feita a inclusão.
![]() |
| A Audiência foi realizada pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores |
"Não estamos debatendo se somos contra ou a favor da inclusão, mas se fomos pelo fechamento ou não da Escola. A inclusão não tem que ser colocada 'goela abaixo', e que nem todas as crianças podem passar por isso. Cada caso é diferente. Não pode colocar tudo na mesma panela. Há casos muito severos que não podem ser atendidos pela rede regular de ensino", frisou.
Na plateia, as manifestações por vezes se dividiam em aplausos e vaias. Familiares da Escola Especial levaram cartazes com mensagens de protesto. A Audiência foi mais um capítulo da polêmica sobre o fechamento da instituição, mas se mostra que há opiniões bem definidas e esperamos que o bom senso prevaleça.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com















0 comentários via Blogger