Erros na rematrícula levaram à reclamações do pai de Anelise (C), no Campus local |
A troca do sistema de gestão de matrículas realizado pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) nestes últimos dias, causou problemas aos acadêmicos, visto que o sistema não reconheceu boletos, bolsas de estudo e descontos concedidos além de erros nas rematrículas. Apesar da Urcamp ter prorrogado os prazos, a inconformidade dos acadêmicos cresce ainda mais, principalmente no Campus São Gabriel.
Uma das acadêmicas, a estudante do 10º semestre de Direito Anelise Comaretto, teve este problema ao efetuar a rematrícula do curso. Ela não teve o desconto por que a Universidade informou para que fazesse uma disciplina, e perdeu um desconto de 25%, somado a diminuição de outro desconto de 12 para 5%. "Entramos em contato com Bagé, e não deu solução, e ainda reteu o valor das bolsas de estudo, não repassando este valor", se queixou ela, que recebe bolsa via Prefeitura de Santa Margarida.
Demais acadêmicos reclamaram de problemas gerados pela troca do sistema de matrículas na Urcamp |
A situação também envolveu mais acadêmicos, e o caso inclusive foi parar na Delegacia, com registro de ocorrência. Em conversa dos alunos com o professor Cosma Thomas, ele entrou em contato com o Campus Central de Bagé, que garantiu que o problema foi decorrente da troca do sistema - anteriormente o Matrix, agora é um novo denominado de SAGU, implantado desde o começo do ano. Com uma conversa que teve a intermediação do vereador Giovane Neves (PSDB), o professor conseguiu a garantia de que o Campus Central irá atualizar o sistema, e que nenhum aluno será prejudicado.
"Este período vai até o dia 19, e os descontos serão os mesmos. Quem pegou, vai ser ressarcido no mês seguinte, além de buscarmos estes ajustes das demais bolsas e descontos", afirmou Thomas. A situação vem gerando preocupação nos acadêmicos, sendo que até o Financiamento Estudantil (FIES) não estaria sendo concedido.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com