Juarez Trindade
Colunista do blog
ESTÁ FICANDO INTERESSANTE...!
1. “Cordialidade, Respeito e Profissionalismo” é a expressão que consta do rodapé das publicações oficiais da prefeitura de São Gabriel. Faltou combinar com os russos (e com alguns assessores boçais e secretários retaliadores, prenhes de linguajar altamente erudito e conciliador, máxime quando contrariados por decisões democráticas e soberanas oriundas do Legislativo Municipal...)
2. A Nota Fiscal Eletrônica (NFE) municipal, como instrumento de aumento de arrecadação, não é dos melhores. Na verdade as grandes empresas, quando sonegam, não é por aí. As pequenas, então, se obrigadas, não tem como arcar com os custos, que começam pelos honorários dos contabilistas (que também tiveram de se adequar ao sistema, com mais funcionários e melhores conexões), passando por treinamento e adaptação de suas vendas ao novo padrão.
3. É um assunto que deve ser visto com todo o cuidado, sob pena de somente complicar a vida de quem presta serviços e gera empregos. A escolha correta dos que serão obrigados a adotar a NFE se impõe.
4. No Estado, o ICMS das grandes e médias empresas tem o seu controle apurado pela NFE. Até há pouco o meu trabalho na Sefaz (monitoramento de saídas de grandes empresas de bebidas) tinha sempre como início o levantamento por esse sistema. Mas é um trabalho que, isoladamente, assim como no município, não serve para grandes voos arrecadatórios. Tem de ser integrado a outros sistemas. Por isso, vamos com muita calma aí em Sangabib...
5. Coisa mais estúpida, inoportuna e fora de esquadro essa tal “greve geral” programada para hoje, 11/07. Basta ver a pelegada que está convocando isso, os mesmos inconformados com as manifestações das quais foram repelidos, que agora querem mostrar serem as ruas e os movimentos sociais propriedades deles! Doeu perderem o protagonismo e buscam recuperar na marra – mas se sabe o que vão pedir que será, coincidentemente, o mesmo que o Poder quer!
6. E Dilma, realmente, cada vez mais se atrapalha! Lula (e seu publicitário de estimação) sumiu e deixou-a pendurada na crise. Dilma não tem trato pra isso e a galera que a cerca não tem “povo” pra mandar a Presidente se jogar.
7. Está cada vez mais claro, pelos movimentos tardios do PT (que deixou Dilma lançar em sequencia as bobagens da Constituinte Exclusiva, do Plebiscito e dos médicos na marra), que o processo de fritura de Dilma está em curso, bem assim a preparação da volta de Lula, o Fantasma Garanhão de Guaranhuns...
8. A empresa chinesa de caminhões que iria investir US$250 milhões ali em Guaíba, ocupando o terreno que seria da Ford – que se baldeou para a Bahia – resolveu ir para o Rio de Janeiro. Bah!, mas o PT é pé-frio ou aquela área tem de ser fortemente benzida! Que fase (sem entrar no mérito e no exame dos porquês)!
9. Olha, por mais que queiram consertar ou dourar a pílula, uma coisa é certa: nessa questão dos médicos para pequenas localidades o Governo realmente passou a ideia de que haverá sistemas de saúde diferentes para uns e outros cidadãos e cidadãs. Interiorzão? Cuba, sem Revalida. Capitais? Os melhores! E essa imagem, infelizmente, colou! Pura falta de habilidade política dessa gente!
10. Lá nos idos de 1973, quando na UFRGS, eu já entendia que deveria haver essa contraprestação do estudante que frequentava a universidade pública. Mas eu pensava em 1 ano prestando serviços em pequenas localidades onde se faziam mais necessários os profissionais, com uma bolsa proporcional ao salario pago pelo Estado à categoria funcional equivalente.
11. E o COPOM do Banco Central aumentou para 8,5% a SELIC. Sentiram o cutuco?
E-mail: blogcadernosete@gmail.com