Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

12 julho 2013

Papo Reto no Caderno7

João Pedro Lemos
Colunista do blog

A questão do Aeroporto Municipal
Nesta semana uma excelente reportagem em um órgão de imprensa da cidade que trouxe a tona uma questão detalhada das consequências da falta de infraestrutura no aeroporto municipal. Nos dias atuais sabe-se que qualquer cidade por menor que seja e dada à tecnologia da aviação, precisa ter um aeroporto qualificado. São Gabriel, ponto estratégico na região deveria com certeza há muito tempo ter o aeroporto em condições adequadas, no mínimo estar asfaltado. Várias rotas aéreas tem sua passagem sobre nossa cidade, o que viabilizaria, não apenas um ponto de embarque, mas quem sabe para outras funções como manutenção especializada, ponto de reabastecimento, atendimento emergencial e principalmente transporte aéreo na área de transferência hospitalar emergencial. Na verdade uma questão de atender as exigências atuais de transporte contemporâneo.


Isso não é tudo, um aeroporto, por menor que seja, cria situações de trabalho nas mais diversas áreas, porque quando uma cidade se torna ponto de acesso uma série de exigências começa a fazer parte do processo gerando emprego, especialização e renda. Um aporte a mais na economia do município. Com os modelos atuais de aeronaves tanto helicópteros como aviões um aeroporto apto a recebê-los com certeza criaria uma série de acessos ao município abrindo as portas para um novo momento da economia, do turismo, de grandes reportagens, sim porque São Gabriel nesse sentido tem muito a colaborar.

Não estou apontando culpados porque esse problema é histórico, mas fiquei impressionado quando a reportagem mostrou que se faz necessários apenas 1,5 km de asfalto para viabilizar o aeroporto, por favor, poxa! Quantos recursos foram gastos, por exemplo, nas ferrovias do sul, para mais tarde sucatea-la, deixar as velhas estações férreas em sua maioria destruídas, as mais novas completamente destruídas. Com um terço teríamos hoje um aeroporto em condições. Em nível municipal, por exemplo, só uma parte do prédio da Brandão Jr, até hoje inacabado teria asfaltado o aeroporto e realizado todas as melhorias. Quando asfalto, prédios no meio do nada pelas estradas federais pelo favorecimento político foram investidos, aquele pedido de amigo, enquanto coisas tão importantes para o desenvolvimento ficaram para traz. Num parêntese digo realmente a política precisa urgente de uma reforma.

Enfim mais chocado fiquei quando li que uma empresa de aviação foi embora por falta de apoio e incentivo. Ôpa! Não estamos em São Gabriel onde uma das empresas que gerava grande número de empregos está demitindo, não isso não pode ser real, é de se refletir e muito sobre a questão.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.