Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

05 julho 2013

Papo Reto no Caderno7

João Pedro Lemos
Colunista do blog

A degradação do nosso meio ambiente - Parte I
A cada final de semana que faço uma trilha com meus filhos vejo o crescente despejo de lixo junto à natureza, que além de criar uma imagem terrível, acaba danificando o meio ambiente no seu todo. Fico pensando, São Gabriel é uma cidade pequena e no contexto geral o problema não atingiu proporções alarmantes, no entanto se pensarmos em nível de grandes países, principalmente subdesenvolvidos a situação é consideravelmente mais crítica e que se agrava com a soma, inclusive da nossa cidade. 


Contrastes: de um lado, o lixo...

...e do outro a vida
Imagine um avassalador volume de material plástico jogado na natureza, aqueles que demoram muitos anos para ser totalmente destruídos o que acabam causando, as reações químicas com a água, sol e o que isso faz no solo que um dia a gente quem sabe venha precisar para produzir alimentos. Vejo o crescimento sem medidas das metrópoles são casas, apartamentos e as cidades avançando no mundo inteiro. Bom para o progresso e desenvolvimento, mas o Homem é um ser da natureza, embora venha se alimentando principalmente de sintéticos é um ser que depende direto do atual eco sistema. Só que aos poucos esse mesmo eco sistema está ficando comprometido e daqui a pouquinho, como tudo na natureza começa a se modificar radicalmente, são as reações, mutações, não preciso detalhar porque todos conhecem as leis da física. O problema principal é o volume de lixo que cresce sem parar.

Tem uma questão mais direta ao que me refiro, por exemplo, plantas marinhas microscópicas conhecidas como o fitoplâncton são essenciais para boa parte da vida na Terra. São a base da cadeia alimentar dos oceanos, produzem mais da metade do oxigênio do planeta e absorvem o dióxido de carbono. E sua população encontra-se em queda acentuada e nenhum programa de preservação vem sendo colocado em prática. Existe uma tabela que alerta apenas para a produção de oxigênio, base fundamental da nossa espécie, veja e entenda porque expresso minha preocupação:

Veja a tabela do nosso oxigênio: 
Bosques e florestas  24,9% 
Estepes e campos 9,1% 
Áreas cultivadas  8,0% 
Regiões desérticas 3,0% 
Árvores (total) 45% 
Algas marinhas 54,7% 
Algas de água doce 0,3% 
Algas (total) 55%;

Os mais prejudicados pelo Homem, são os mais importantes, florestas e algas. (continua).

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.