Na última semana, a UAMOSG recebeu a visita da direção da FRACAB, em São Gabriel (foto divulgação) |
A União de Associações de Moradores de São Gabriel (UAMOSG) realizou no último final de semana, mais uma Assembleia na Câmara de Vereadores, mas com a participação consistente dos Bairros, que aos poucos, voltam a se unir à entidade. A Assembleia realizada no sábado (20), reforçou o ressurgimento do Movimento Comunitário em São Gabriel, de acordo com o presidente, João Custódio Iturbide.
Além desta união, a entidade vem buscando sua regularização junto às maiores entidades do setor. Recentemente, a UAMOSG foi recadastrada junto à Federação Riograndense de Associações Comunitárias e de Moradores de Bairros (FRACAB), em recente visita do seu presidente, Leandro Duarte. "Vivemos um momento de ressurgimento e unidade do Movimento Comunitário, e com esta regularização, voltamos a estar participando das atividades da FRACAB, com possibilidade de participar das eleições que acontecerão em agosto", frisou Iturbide.
Outro assunto abordado foi a mudança dos estatutos da UAMOSG, que promete ser radical. Iturbide salientou que são defendidas a mudança do tempo de mandato da diretoria - de 4 para 3 anos -, a maior realização de Assembleias anuais e um novo estatuto, que permitirá inclusive a redução de cargos na Diretoria. "Há muitos conselhos sem utilidade dentro da UAMOSG, e também queremos permitir maior debate de ideias e sugestões das associações comunitárias. Além disso, o atual tempo de mandato é exagerado, vamos debater estas mudanças", destaca. O novo estatuto deverá estar pronto em 60 dias. No caso da eleição, será proposta uma assembleia para avaliar a gestão da diretoria. "Se estiver boa, mantemos mais um ano. Se não, convocamos novas eleições", afirmando que as mudanças são para evitar o uso da entidade para benefícios políticos, mau uso e benefício próprio, além da implantação de um Conselho de Ética da UAMOSG.
Iturbide informa que a entidade está com o CNPJ regularizado, permitindo com isso receber recursos e ter acesso a projetos públicos. Um recurso de R$ 5 mil dos auxílios e subvenções do Executivo Municipal será usado para regularizar a situação das associações que estiverem ativas e participativas, permitindo também esta participação em programas de apoio à carentes, como o Programa de Aquisição de Alimentos dos assentamentos. "Já temos 3 mil famílias cadastradas, e por isso vamos regularizar estas entidades para que possam ter acesso ao programa, mas somente aquelas que estão ativas e participantes", alertou.
Ele destaca ainda que a UAMOSG tem participado de conferências, levando sugestões para ações, principalmente no enfrentamento à violência no lar, contra as mulheres. A entidade defende a realização de programas de inclusão social, para barrar o avanço das drogas e a violência, bem como o apoio à educação. "Pra se mudar esta situação, tem que começar o respeito à mulher - referente aos casos de Maria da Penha - desde criança, na escola, e quebrar este ciclo. O agressor de amanhã, está sendo gerado hoje, quando a criança sofre agressões", concluiu.
Além destas mudanças propostas, a União também prepara a escolha estadual da Mais Bela Comunitária, que acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro de 2013, em São Gabriel e que tem apoio da FRACAB e Associações de Bairros do RS.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com