Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

28 junho 2013

Fábrica de Gaiteiros retoma atividades em São Gabriel

O pequeno João Vítor, aluno do curso, demonstra seus dotes na gaita com Borghettinho
Iniciada em 2012, o projeto "Fábrica de Gaiteiros", desenvolvido pela Celulose Riograndense que visa a descoberta de novos talentos e a preservação de uma arte como a fabricação de gaitas artesanais, foi retomado em São Gabriel em solenidade que reuniu a Prefeitura Municipal e o músico Renato Borghetti, idealizador do projeto, nesta quinta-feira (27).


A solenidade aconteceu no Conservatório Municipal, situado na Rua Barão de São Gabriel e teve a presença de Este projeto, que é aplicado na rede de ensino de Guaíba, Barra do Ribeiro e Porto Alegre, consiste no ensino da confecção de instrumentos (gaitas de oito baixos) e a formação de jovens músicos, gratuitamente. A primeira turma, já inscrita no ano passado, terá 40 alunos de 7 a 15 anos e o professor será o gaiteiro Eduardo Garcia, 30 anos.

Solenidade aconteceu no Conservatório Municipal, com a presença de autoridades, alunos e convidados
A solenidade teve a presença do Prefeito Roque Montagner, da Secretária Denise Lisoski, o diretor da Celulose Riograndense, Renato Rostirolla, alunos e familiares. Apresentações de invernadas e da Cia Valéria Lacerda fizeram parte da programação. Borghettinho, como é conhecido, salienta que o Projeto visa a manutenção de uma arte que é a construção de gaitas e a formação de músicos. "É um prazer que participamos deste projeto em São Gabriel, que é uma terra de vários talentos jovens", frisou.

Projeto já tinha sido lançado em 2012
A Fábrica de Gaiteiros já tinha sido lançado em 2012 em São Gabriel. Confira matéria do Caderno7 aqui em 10 de agosto, onde as tratativas deste foram feitas pela gestão anterior. Estranhamente, Mauro Silva, que seria um dos instrutores junto com Eduardo Garcia, não foi relacionado desta vez.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.