Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

06 junho 2013

Estudantes protestam contra mudanças no Ensino Médio

Estudantes de Escolas Estaduais tomaram as ruas da cidade para protestar por Educação de Qualidade
Atualizado às 23h40, com áudio e vídeo

Em uma das maiores manifestações já vistas e que reviveu os grandes protestos estudantis, São Gabriel viveu na tarde desta quinta-feira (6), o clima dos "caras-pintadas" (movimento que derrubou o Presidente Collor nos anos 90) nas ruas da cidade. De forma pacífica, mas expondo a insatisfação e a politização dos jovens, o movimento protestou contra as mudanças que tornaram o Ensino Médio em Politécnico, o que segundo os organizadores, empobreceu a qualidade do Ensino.


Movimento "inundou" o Calçadão com a juventude, o que lembrou movimentos estudantis dos anos 90

Passeata foi organizada pela internet há dias
Anteriormente prevista para sair em frente à Escola João Pedro Nunes (Poli), o movimento concentrou-se na Praça Carlos Pereira, com a presença de quase 1000 jovens de várias escolas estaduais, que levaram cartazes e faixas exigindo que o Governo Estadual valorize a Educação adequadamente. Não faltaram gritos de apoio à educação e também tendo como alvo, o Governador Tarso Genro, que criou o Piso Salarial quando ministro e não o pagou no Governo. 

Os manifestantes percorreram as principais ruas - Duque de Caxias, entorno da Praça, Calçadão e pararam em frente da Prefeitura. O Prefeito Roque recebeu uma comissão de estudantes, onde ele teria garantido apoio à causa, pelo alinhamento do Governo Municipal com o Estadual - mas nem todo mundo pode ouvir o que o Prefeito falou. Por onde passava, o protesto ganhou apoio da população.



"É um grupo de caráter democrata feito por alunos, professores e ex-alunos, que estão cansados de se curvar e se calar para o governo. Já não bastava o péssimo apoio que o nosso estado recebe, mas tiveram que piorar nosso método de ensino e aprendizagem com o politécnico. E vamos fazer quantos protestos forem necessário, para que os estudantes de toda a região despertem e acordem, exijam seus direitos", frisou o jovem Yuri Azevedo, um dos organizadores.

Ao final do protesto, os jovens se reuniram na Praça Dr. Fernando Abbott. Um novo protesto está previsto para breve. O 41º Núcleo do CPERS/Sindicato apoiou a caminhada. Confira a entrevista com Yuri Azevedo, um dos organizadores, as fotos e um vídeo da manifestação, este logo acima:


06-06-2013 Protesto estudantes em São Gabriel - CRA para o Estado



0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.