Seminário encerrou na quarta, 6 de junho, com participação recorde de produtores gabrielenses |
Realizado mais uma vez com sucesso na Serra Gaúcha, a 28ª edição do Seminário Cooplantio aconteceu com participação massiva dos produtores gabrielenses. O evento, realizado de 3 a 5 de junho no Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado, contou com a participação de 76 produtores gabrielenses, inscritos na unidade local da Cooplantio, na delegação coordenada pelos gestores Marcelo Caggiani e Fernando Soares (Cooplantio CASE). O Seminário teve 1200 participantes, que assistiram três dias consecutivos de palestras de alto nível.
O tema este ano foi a "Inovação no Agronegócio para produzir mais e melhor", com a busca de novos processsos que levem à geração de renda. As palestras debateram questões como os custos de produção das commodities - soja, milho, trigo e arroz, as tendências para a economia e a agricultura no Sul do Brasil, nutrição de plantas e manejo de solos, combate as pragas daninhas, além da inovação na gestão das empresas rurais familiares, com a importância da sucessão familiar. O principal destaque foi a palestra "A mulher na agricultura atual e o futuro", com a participação das produtoras Renata Zaffari Arioli, Fernanda Viacelli Falcão e Helena Mussnich Schmidt, que relataram como gerenciam as propriedades que trabalham e suas trajetórias, mediadas pela jornalista Tânia Carvalho e por Lisiane Forsin, da Cooplantio São Gabriel. A música também teve espaço, com o show de Joca Martins, no final do segundo dia de palestras.
Marcelo Caggiani e Paulinho Vilhena |
Seminário teve grande participação de produtores associados da Cooplantio na Região Sul |
Os organizadores do evento acreditam que os participantes estão cada vez mais selecionados, com alta capacidade de inovação, capitalização e produção. Segundo o presidente da Cooplantio, Daltro Benvenutti, esses produtores conseguem transformar o conteúdo oferecido em um meio de melhorar as plantações e de trabalhar com mais segurança, a partir das perspectivas de mercado e nova safra. "Este foi o melhor evento realizado nos 28 anos de trajetória", finaliza Daltro Benvenutti.
Para os produtores locais, o Seminário foi altamente proveitoso. O produtor Alberto Giuliani (Betinho), destacou a oportunidade da integração com demais produtores do Estado. "O evento vem a cada ano surpreendendo mais, e ele supriu todas as expectativas dos presentes, com palestras sensacionais", frisou. Para Marcelo Bolsholn, o seminário foi proveitoso. "Além da experiência das mulheres produtoras em seus negócios, vimos a importância da sucessão familiar nas empresas rurais, como inovar e administrar. Foi muito produtivo", destacou. O produtor Ari Pedrotti, de Santa Margarida, frisou a integração com os demais produtores do Estado. "Todo produtor deve se atualizar, e o Seminário foi uma ótima oportunidade para que pudéssemos ver o que é tendência no agronegócio", finalizou.
Os presidentes do Sindicato Rural e Associação dos Arrozeiros, Tarso Teixeira e Paulo Lederes, também prestigiaram o evento nos três dias, em Gramado (na foto, junto com Marcelo Caggiani) |
Os gestores de negócios da Cooplantio em São Gabriel, Marcelo Caggiani e Fernando Soares, avaliaram o Seminário como o melhor dos últimos anos. "Fomos a terceira maior delegação de todas presentes para o evento, e vimos muitos temas relevantes. É um evento que mexe com a cabeça das pessoas, trazendo várias inovações e tendências, além de contato com os principais fornecedores, troca de informações, a expectativa foi superada", pontuou. Para Fernando Soares, a repercussão foi positiva. "Tanto de produtores como da CASE, foi ótima. Estamos trazendo a cultura do serviço que é prestado pela Cooplantio, produtos de qualidade já temos, agora é aperfeiçoar a gestão de pessoas, qualificação de nossos colaboradores", finalizou.
O 29º Seminário Cooplantio já tem data marcada, sendo realizado de 2 a 4 de junho, mais uma vez no Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com