Lançamento aconteceu na Câmara de Vereadores, com a presença de assentados de várias partes do município |
Segundo a secretária municipal de Planejamento e Projetos, Tani Vieira, que representou no ato o prefeito em exercício Evandro Obaldia Guedes, o Poder Executivo é parceiro da iniciativa. “O município está engajado com as demais esferas governamentais, neste caso, representadas pelo INCRA e EMATER, temos dado o apoio necessário aos assentados como o transporte escolar e saúde, agora complementamos esse apoio através do suporte à moradia”.
As peculiaridades do Programa foram apresentadas por técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Cooperativa Central dos Assentados do Rio Grande do Sul (COSEARGS), que esclareceram sobre os meios de acesso às unidades rurais do Minha Casa Minha Vida. De acordo com a Arquiteta e Urbanista, Cláudia Fávaro, da COSEARGS, em São Gabriel, serão construídas 600 novas casas nos assentamentos. Cláudia disse ainda, que a definição do número de unidades habitacionais obedece à demanda registrada pelo INCRA.
Serão beneficiados os assentamentos Madre Terra, Novo Rumo, União pela Terra, Conquista do Caiboaté, Itaguaçu, Cristo Rei e Zambeze. As unidades habitacionais deverão atender as condições mínimas estabelecidas pelo programa, garantindo qualidade, água, esgoto, iluminação, segurança e habitabilidade.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com