Monumento ao centenário da Independência, está há meses destruído sem reparos, de acordo com o vereador |
Na primeira sessão plenária da Legislatura 2013-2016, o vereador Caio Flávio Lopes Rocha (PP) apresentou Pedido de Providência à Prefeitura pela revitalização da Praça Dr. Fernando Abbott. Nesta segunda-feira (6), o vereador Caio Rocha usou a Tribuna para abordar novamente esse assunto. Durante o seu pronunciamento, ele ressaltou que entregou o Pedido diretamente ao prefeito e obteve uma boa receptividade por parte do Governo Municipal. Caio comentou ainda que tem conhecimento de que o líder do Governo na Câmara, vereador Cilon Lisoski, viajou a Brasília e conseguiu recursos para investir na revitalização da Praça, através de Emenda do deputado federal Vilson Covatti (PP). Mas, o líder do PP foi enfático: “Têm providências que podem ser solucionadas sem dinheiro”.
Caio justifica que a Praça Fernando Abbott precisa de limpeza, de conserto dos bancos e do calçamento, bem como de ajardinamento. “No sábado saí para caminhar e realmente chega a dar pena do estado em que se encontra a mesma. Para início de conversa, próximo ao Espaço Cívico existe um Jacarandá secular, que está pedindo por socorro”, relatou. Assim como ele, várias árvores clamam por cuidados. “Basta que seja feito um levantamento que será possível verificar a fácil solução”, sugeriu Caio. Segundo o vereador, o Jacarandá está sendo consumido por mais ou menos 3 centímetros de espessura de erva de passarinho. “Já conversei com o secretário de Serviços Urbanos, que garantiu que nesta semana irá resolver a questão”, destacou Caio.
“Fico pensando se daqui há 50, 70 anos, existirá alguém que irá se preocupar com a nossa história, com a preservação de nossas praças e de nossos monumentos. Traço esse paralelo porque fico a imaginar que nossos ancestrais pensavam da mesma maneira que eu. E chego a triste - mas real - conclusão de que eles estavam redondamente enganados”, lamentou o vereador. Ele também destacou que a culpa pelo abandono da Praça não é mérito somente deste governo. “De uns anos para cá, a Praça caiu no esquecimento”, afirmou o parlamentar.
O vereador do PP disse ainda que existe um monumento de mármore erigido em 1922, em homenagem ao centenário da Proclamação da Independência, que está destruído, sendo que a parte superior está caída no chão. “Esta providência não precisa de dinheiro, mas sim de boa vontade da Prefeitura para restaurá-lo”, afirmou Caio Rocha, que foi além: “Peço ao secretário de Obras, que é engenheiro, mas que talvez nem saiba o que está acontecendo, que o restaure para resgatar a história e cultura de nossos antepassados”.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com