A Escola Municipal João Goulart, por meio da Diretoria de Comunicação Social, enviou nota sobre o caso relatado na semana anterior, e que teve manifestações de ambos os lados da questão. Cabe lembrar que apenas noticiamos o fato procurado por familiares de um dos meninos.
Nota de Esclarecimento
A Secretaria Municipal de Educação, Direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goularte, professores e familiares dos dois alunos, ambos, crianças de dez anos de idade, os quais foram expostos de forma tendenciosa no Blog Caderno 7, vêm a publico esclarecer os fatos.
No dia 30 de abril, os dois estudantes participavam de uma atividade recreativa no pátio da escola e devidamente acompanhados por professores.
Em um desentendimento normal entre alunos, um desferiu um soco contra o outro. O aluno que recebeu o soco estava com cirurgia marcada para o dia 05 de junho, para a retirada de um dos rins. O soco atingiu justamente o rim problemático que seria retirado. Assim que o fato aconteceu, a direção da escola entrou em contato com a mãe do aluno, e se disponibilizou a levá-lo ao hospital, mas a mãe relatou estar acostumada com as dores do filho e que já tinha medicação adequada em casa. Mas em seguida, segundo relatos da mãe, as dores aumentaram e ela levou o filho à Santa Casa de Caridade, onde o menino, depois de examinado foi encaminhado para cirurgia de retirada do rim, e segundo laudo médico apresenta boa recuperação.
A Escola João Goularte, além de lamentar o ocorrido, repudia o sensacionalismo desferido pelo Blog Caderno 7, que considerou o fato como espancamento, prejulgando sem provas, expondo as crianças, inclusive com as iniciais de seu nome publicados, e no texto, a referência à espancamento, o que não é verdade.
Da mesma forma a direção da escola informa que em momento algum foi negligente tanto com os cuidados durante a recreação bem como com a prestação de socorro. A Escola possui registro em ata sobre a cirurgia do aluno que estava marcada para o dia 05 de junho bem como declarações da mãe do aluno, de que o mesmo poderia participar de todas as atividades da escola, inclusive recreativas. Certa de ter cumprido o dever de educar e cuidar dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação e a Direção da Escola João Goularte esclarecem à comunidade.
Atenciosamente,
Nilvanês Jobim - Secretaria Municipal de Educação
Rosane Maria Biscaglia Miranda - Diretora da Escola João Goularte
E-mail: blogcadernosete@gmail.com