Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

07 maio 2013

Clair Alves assumirá cadeira na Academia Literária Feminina do RS

Clair Alves, agora integrando a Academia Literária Feminina do RS: um orgulho para São Gabriel
Uma boa notícia para a cultura gabrielense foi dada no começo desta semana pela escritora Clair Alves. Ela foi convidada para assumir uma cadeira na Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, entidade que é formada por mulheres escritoras, similar à Academia Brasileira de Letras. A posse de Clair será no dia 17 de maio, sexta-feira, em Porto Alegre.


Ela ocupará a cadeira nº 3 da Academia. O convite partiu da direção, e será concretizado na próxima semana. "É uma honra fazer parte de uma entidade tão prestigiada, sendo também o reconhecimento do nosso trabalho", concluiu. 

Autora de vários livros, participa ativamente de várias coletivas literárias e foi patronesse da Feira do Livro de São Gabriel, em 2009. Ela também assina a coluna "Palavra Certa", que voltará em breve no Caderno7. Parabéns à ela!

O que é a Academia Literária do Rio Grande do Sul?
As escritoras Lydia Moschetti, Stella Brum, Alzira Freitas Tacques, Aurora Nunes Wagner, Áurea Pereira Lemos, Aramracy Froes e Beatriz Regina, fundaram a Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, em 12 de abril de 1943, em Porto Alegre. Tem como objetivos contribuir para a valorização cultural e intelectual da mulher; incentivar a pesquisa científica e estimular a criação de obras de caráter literário e artístico; promover atividades culturais para o reconhecimento da plena cidadania da mulher. Compõe-se de 40 membros titulares, vitalícias, ocupantes de uma cadeira que tem como patrona uma escritora da literatura sul-rio-grandense ou nacional.

Tem do tempo um acervo significativo de produção literária de suas acadêmicas, em revistas, livros e coleções que, juntamente com o prédio próprio, constituem o patrimônio material da Academia. Em 15 de agosto de 2007, a Academia foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, através da Lei nº 12.772 publicada no Diário Oficial de 04 de setembro de 2007.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.