![]() |
Moradias seguirão o programa "João de Barro" da Unipampa (foto divulgação) |
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) obteve autorização do MEC para iniciar tratativas com vistas à construção de 10 unidades de moradias estudantis, sendo uma para cada Campus da instituição, dentro do Programa de Moradia Estudantil João de Barro. O aporte financeiro para o investimento gira em torno de R$ 10 milhões. A notícia foi nos repassada pelo Técnico Administrativo da Unipampa Livramento, Sandro Teixeira (Sandrinho). Com isso, os estudantes de fora poderão ter local para residir durante os estudos.
A excelência do projeto das moradias fez com que o mesmo fosse objeto de referência para outras IFES, pois a Secretaria de Educação Superior (SESU) solicitou o projeto para disponibilizar a outras universidades como modelo de empreendimento.
Até junho deste ano deve ser inaugurada a primeira moradia estudantil, em Santana do Livramento. Será um imóvel locado com capacidade para 50 discentes, mais espaço para alojamento. A obtenção de parecer jurídico favorável pela Procuradoria Federal para a locação do imóvel deu-se com base no fato de que o município de Santana do Livramento é a única sede da UNIPAMPA onde não existe terreno apropriado para construção desse tipo de moradia. Nos demais campus a expectativa é de que a licitação para a construção das moradias estudantis possa ocorrer no mês de outubro deste ano, com previsão de inaugurações para o final de 2014, se tudo ocorrer dentro da conformidade dos procedimentos normais de construção necessárias para uma obra pública.
O projeto das moradias prevê uma estrutura no formato "U", sendo constituído por um complexo de dois pavimentos, com capacidade para 90 alunos. Os quartos serão no modelo de quitinetes, com capacidade para quatro alunos, contendo beliches, frigobar, mesa de estudos, acomodados em antessala, cozinha e banheiro por quarto. Quanto ao funcionamento da casa, a política prevê uma gestão compartilhada, em que o aluno e a Universidade atuem em conjunto no gerenciamento das questões da moradia.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com