Presidente da Assembleia, deputado Pedro Westphalen, do PP, esteve reunido no Sindicato Rural de São Gabriel, onde foi recebido por Tarso Teixeira |
O Sindicato Rural de São Gabriel recebeu na tarde desta sexta-feira, 19 de abril, a presença do presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado estadual Pedro Westphalen (PP). O encontro teve a presença de lideranças políticas, do setor rural e também da segurança pública, uma das principais demandas apresentadas ao Chefe do Poder Legislativo Estadual.
O encontro com Pedro Westphalen foi prestigiado pelos vereadores André Luis Lemes (PT), representando a presidente da Câmara Sandra Xarão, e Caio Rocha, líder da bancada do PP, juntamente com o presidente municipal do PP, Inocêncio Gonçalves, e da Juventude do PP, Márllon Maciel. O delegado de Polícia Civil Jáder Ribeiro Duarte também acompanhou o encontro, acompanhado do inspetor Paulo César Marques, que é vereador pelo PSDB de Santa Margarida do Sul.
Reunião apresentou demandas da comunidade nas áreas do agronegócio, segurança e economia |
No encontro, o presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, entregou um documento contendo reivindicações em relação à melhoria do aparelhamento da Brigada Militar, Polícia Civil, melhoria da trafegabilidade da RS-630 e RS-473, a situação das obras da barragem do Jaguari e a preocupação com a situação mercadológica da cadeia de bovinocultura, que já respondeu pelo desemprego de mais de 300 pessoas no Frigorífico Marfrig nas últimas semanas.
Uma das questões mais debatidas foi justamente a deficiência da segurança no campo. “A produção rural é responsável pela sobrevivência econômica de São Gabriel, e atualmente precisamos reconhecer que a segurança pública não presta um bom serviço a este setor”, declarou o delegado Jáder. O vereador André Lemes (PT) criticou a falta de investimentos do governo neste setor, visto que a BM possui uma única viatura para Patrulha Rural em São Gabriel para cobrir mais de 5 mil km2 de extensão rural.
O presidente da Assembleia relembrou sua antiga ligação com São Gabriel, cidade que visitou diversas vezes como presidente do Guarany de Cruz Alta, nas disputas pela série B do Gauchão com a antiga SER São Gabriel, elogiou a limpeza urbana da cidade e colocou a presidência da Assembléia à disposição do Município. “A Assembléia dispõe de importantes instrumentos de diálogo e promoção do desenvolvimento social das comunidades, como o Fórum Democrático, e ouvir a população nas suas aspirações é uma forma de construir soluções coletivas”, assinalou. Westphalen observou que a ausência de investimentos do Governo do Estado na Metade Sul é fruto de uma situação de decadência das finanças públicas do Estado.
Presentes ao encontro, lideranças, autoridades policiais, vereadores e representantes do agronegócio |
“Mais de 87% do orçamento do Estado está destinado à folha de pagamento, isso sem falar numa previdência deficitária de R$ 6 bilhões e um atraso nos precatórios judiciais. O Rio Grande do Sul é o pior estado do país hoje em infra-estrutura, com um custo logístico 19% maior que o de outros Estados”. O presidente destacou que a sociedade gaúcha estabeleceu alternativas que não estão sendo observadas, como o Pacto pelo Rio Grande.
“O Pacto pelo Rio Grande não é um documento de partidos, é uma agenda do Estado, da sociedade gaúcha. Cremos que toda solução passa pelo diálogo, e por isso estamos colocando o Poder, como instituição, à disposição das forças vivas da comunidade gabrielense”, destacou. O presidente da ALRS concluiu a visita e logo após, se deslocou para Rosário do Sul, para participar da Sessão Solene dos 137 anos do município vizinho.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com