Bagé - A vaga é temporária, nem por isso o entusiasmo da estudante Mariana Godoy do sétimo semestre do Curso de Comunicação Social é menor. O aprendizado e o dia a dia de repórter de numa grande emissora de TV estão ampliando ainda mais os conhecimentos da aluna de 21 anos. Desde a última semana, Godoy compõe o grupo de jornalistas da RBS TV Bagé, onde passou a atuar na produção de reportagens e edição da programação regional. O período é curto, apenas duas semanas, mas suficiente para quem quer mostrar um pouco do talento pensando numa futura efetivação.
Mariana já atuou como repórter, editora e apresentadora da TV Nativa durante um ano, onde também acumulou o cargo de coordenadora de telejornalismo. Atualmente produz e apresenta dois programas na TV Câmara, emissora local da Câmara de Vereadores em Bagé, lá ainda realiza blocos de entrevistas que são inseridos durante a programação. “Pra mim é a maior oportunidade desde que comecei a trabalhar com jornalismo, porque a RBS é a maior, estou ao lado de profissionais que, com certeza, vão contribuir muito para o meu desenvolvimento profissional, cada dia é uma experiência e um aprendizado diferente, uma troca de conhecimentos com os profissionais que lá atuam, estar ao lado deles, tão qualificados é um incentivo”, avalia a estudante. Mariana Godoy é formada em radialismo pelo SENAC de Pelotas e no fim do ano conclui a graduação na URCAMP com habilitação em Jornalismo. “Eu sempre busquei mais além da faculdade porque acredito que essas experiências do dia a dia contribuem muito”, finaliza.
O aproveitamento de acadêmicos da Comunicação Social da universidade pela RBS tem sido uma realidade. Os alunos Patrick Corrêa e Rodrigo Thompson Flores também foram incorporados na emissora de Bagé. Corrêa depois de um estágio bem sucedido acabou contratado pela empresa para trabalhar como Operador de Controle Mestre, setor responsável por inserir comerciais locais, estaduais e nacionais na grade da programação. Thompson Flores faz estágio remunerado na redação de jornalismo.
O convite a Godoy que partiu da coordenadora de Telejornalismo da RBS TV Bagé Roberta Mércio, impulsiona e estimula outros estudantes do curso que forma jornalistas e publicitários. “A RBS TV Bagé busca incentivar os futuros profissionais do jornalismo, oportunizando os acadêmicos locais, como forma de valorizar o Curso de Comunicação Social oferecido na cidade. Desta forma, possibilitamos aos universitários o contato com a prática e os preparamos para que participem dos processos de seleção da empresa, já com bom entendimento dos nossos valores e padrões de qualidade”, conclui a jornalista que também se graduou na URCAMP e há mais de 15 anos trabalha no grupo RBS.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com