João Pedro Lemos
Colunista do blog
A rapidez da informação
Pois a cada dia percebe-se o acelerar ainda maior da informação e com isso alguns conceitos se vão. Exclusividade para fatos importantes é algo que está mudando porque fatos importantes todos tem acesso, se não pela tecnologia da informação direta por outros meios que se efetivam através de tecnologias como ipods, ipads, tablets, notebooks que mesmo longe, imediatamente lançam a informação para o mundo.
A eleição do Papa foi uma explosão de informação e instantaneidade, vejam que mesmo não estando lá emissoras de rádio de todo o mundo através de agências de notícias levaram às suas comunidades a escolha do novo Papa. A informação não tem mais exclusividade, tem preço, basta contratar o serviço de uma agência que a informação imediata está na mão. No face foi imediato, quando foi anunciado o nome, o face já estava com a foto.
A informação se tornou mais rápida com a internet, nos dias de hoje |
Ética e Justiça
Essa mudança toda exige uma nova postura da sociedade principalmente no que tange a ética. Daqui a pouco por ser ferramentas de uso pessoal acabam por não levar em consideração essa questão, porque a maioria das pessoas não usa do bom senso. Hoje tenho notado que a Justiça tem tratado das questões da internet com seriedade. Situações como ofensas calúnias e argumentos mentirosos em qualquer circunstância são passíveis de penalidade, porque a gente vive num país que tem Lei.
No início todo mundo abusava da internet usando as ferramentas da forma mais antiética possível, bastou a Justiça dar uma nova forma e isso tudo começa a mudar também, então a internet, principalmente o Facebook, começa a ser usado para o bem, contudo entendo que ética e postura é algo que tem que vir com a pessoa, é educação, nesse sentido muita coisa ainda precisa melhorar, claro em termos de cada um.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com