Solano e Pelizzer visitaram o Corregedor-Geral de Justiça para solicitar pleitos para sanar as dificuldades nas Comarcas de São Gabriel e São Francisco de Assis (foto OAB/RS) |
Na pauta da reunião, estava a denúncia do abarrotamento de processos nas comarcas de São Gabriel e São Francisco de Assis, devido ao déficit de servidores. Designado pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, o vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, visitou o corregedor-geral de Justiça, Orlando Heemann Junior. A pauta da reunião foram as dificuldades encontradas nas Comarcas de São Gabriel e São Francisco de Assis.
Também estiveram presentes no encontro, o presidente da subseção de São Gabriel, Augusto Solano Lopes Costa, e o juiz-corregedor, André Guidi Colossi.
De acordo com Pellizzer e o Presidente Solano, a 1º Vara Cível de São Gabriel está sem juiz desde abril, e atualmente conta com um número elevado de nove mil processos. "A morosidade do sistema judicial no RS tem sido motivo de inúmeras reclamações de advogados, pois estes são cobrados por seus clientes, que querem respostas e, principalmente, soluções", declarou o dirigente.
Pellizzer também denunciou que a 1º Vara Judicial de São Francisco de Assis conta com mais de 10 mil processos, e que durante o mês de fevereiro, trabalhou com apenas um funcionário, quando deveria ter uma equipe de sete servidores, o que gerou, recentemente, um protesto dos advogados.
Junior afirmou que verificará a possibilidade de uma solução para o problema da cidade. Nas duas hipóteses relatou que será feita uma análise para verificar a instalação de um sistema de reforço de servidores, para que a situação seja estabilizada.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com