Colunistas do blog
O Preto & Branco –
Da moda, da arte, da vida
“Fui apresentado a essa paixão forjada em preto & branco quando ainda era semente, barro sem verdura, seiva sem rio.” O sentimento de Júlio, personagem do livro infantil “Paixão em preto e branco”, de Ronald Claver, nasceu antes mesmo da consciência do que é esta emoção. O preto e o branco é herança genética, histórica. O preto e branco está embaralhado em nossa memória e aparece disfarçado de arte, de amor, de paz, de luto e preconceito.
Na moda, o preto ganhou o status máximo. Aliado das gordurinhas. Disfarça, cala a voz do mal indesejado, mas que permanece latente. O preto é sóbrio, é básico e até chique. O branco é ousado, muito mais que o vermelho. Existe ousadia maior que arriscar-se a usar uma calça branca, podendo a qualquer momento revelar uma imperfeição? O branco é caro, suja fácil, precisa de constante reparo e reposição.
O apogeu destes opostos é justamente quando se dá a colisão destes mundos. Uma mistura clássica e quase sempre assertiva: o cinza. Sim, o cinza. O cinza neutro é o equilíbrio, harmoniza todas as cores, e o mais importante – é o meio termo entre o preto e branco. Céu, asfalto, terno, sapato, computador, prédio – tudo cinza, sem vida ou emoção. O equilíbrio perfeito entre o cotidiano e a vida, o nó que ata a repetição dos dias os tornando todos –cinzas.
Votamos então por um mundo de cor e paixão. Paixão vestida de preto e branco. Paixão colorida.
Nesta semana, o Instagram da Up-D está fazendo uma homenagem ao clássico da moda: preto & branco. Imagens, roupas, maquiagem e acessórios coloridos de preto e branco. Ficou curioso? Confere lá: @up__news
E-mail: blogcadernosete@gmail.com