Sete estações apresentaram as inovações e possibilidades no setor técnico arrozeiro, em Cachoeirinha, na quinta-feira (7) |
Mais de mil produtores vindos de várias regiões, entre eles São Gabriel, se fizeram presentes na EEA |
Novas variedades de arroz foram apresentadas aos produtores |
As culturas de rotação também foram abordadas em duas estações distintas, com soja e milho, onde se demonstrou as vantagens de cultivar com o arroz irrigado. A plantadeira microcamalhoneira, que estava em demonstração, foi inserida no Programa "Mais Água, Mais Renda", do Governo Estadual.
Outra estação apresentou o software "Adubarroz" criado pelo IRGA e disponível para download no site do instituto, onde após inserir os dados de plantio, o produtor obtém os índices recomendados de calcário, adubação e calagem, entre outros dados, gerando economia ao produtor.
Presidente do IRGA, Cláudio Pereira: rotatividade com outros grãos é benéfica para produtores, afirmou |
O presidente do IRGA, Cláudio Pereira, destacou que o Instituto trabalha para proporcionar alternativas para os produtores rurais. "Aqui, trazemos as inovações para o orizicultor e também, disponibilizar novas alternativas para que possam produzir. E temos também novos projetos, como novas cultivares e o Centro de Difusão de Tecnologia Orizícola, que vai nos auxiliar e muito para desenvolver o arroz", destacou ao Caderno7. O Secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, representou o Governador Tarso Genro na ocasião.
Representando o Governo Estadual, o Secretário Mainardi anunciou ações para beneficiar os produtores de arroz |
Os municípios de Cachoeira do Sul, Faxinal do Soturno, Mostardas, Novos Cabrais e Tapes assinaram um convênio com Governo do Estado para a aquisição da plantadeira microcamalhoneira. A aquisição da máquina pelas prefeituras possibilitará levar a tecnologia aos pequenos produtores que ainda não possuem condições de investimento.
Cultivar de Soja
A cultivar TEC IRGA 6070RR, desenvolvida em parceria com a CCGL TEC, foi apresentada durante as atividades. Esta é a primeira cultivar de soja adaptada ao sistema de cultivo em terras baixas com maior tolerância ao excesso hídrico e é indicada para a rotação com a cultura de arroz irrigado.
Centro de Difusão de Tecnologia Orizícola
A maquete eletrônica do Centro de Difusão de Tecnologia Orizícola foi apresentada aos visitantes. O centro será utilizado para o treinamento e capacitação de técnicos e produtores rurais envolvidos na produção agrícola na metade sul do Rio Grande do Sul. A autarquia vai investir 9,2 milhões, financiados com recursos do BNDES.
Veja agora as fotos do evento, feitas com exclusividade pelo Caderno7:
Veja agora as fotos do evento, feitas com exclusividade pelo Caderno7:
![]() |
07-03-2013 Dia de Campo Estadual - Estação Experimental do Arroz - IRGA - Cachoeirinha |
E-mail: blogcadernosete@gmail.com