Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

20 março 2013

Aprendendo a Investir

Josias Borges
Colunista do blog

Aumentando o padrão de vida
Aumentar o padrão de vida é o objetivo inicial da maioria das pessoas que trabalham ou pretendem desenvolver uma carreira, em qualquer que seja a área. A ideia de ampliar o padrão de vida a qualquer custo é bastante perigosa, uma vez que não dá pra se dizer que seja integralmente interligada com a ideia de independência financeira.


O perigo em ter foco apenas na ampliação do padrão de vida, está exatamente em esta ideia ser conflitando, em um primeiro momento, com a ideia de independência financeira. A independência financeira está ligada com a ideia de manter seu padrão de vida atual até que a soma de toda sua renda não oriunda do seu trabalho, seja suficiente para manter seu padrão de vida. O conceito mais praticado de independência financeira é exatamente este: manter seu padrão de vida independente da renda auferida através de seu trabalho.

Há de se cuidar muito para não cair em uma armadilha muito comum. A cada vez que um indivíduo ou família conseguem ampliar seu poder aquisitivo, acabam elevando muito seus compromissos financeiros. Além disso, a ideia de fartura financeira causa o descontrole nas contas, o que faz com que mesmo com maiores ganhos, a situação financeira mantenha-se sempre complicada.

Para evitar se pego de surpresa, o ideal mesmo é respeitar a regra de ouro dos 90 -10. Significa que seu padrão de vida deve ocupar no máximo 90% de sua renda, enquanto os outros 10% devem ser direcionados SEMPRE aos investimentos. Fazendo isso, você elevará seu padrão de vida proporcionalmente em todas as áreas. Tanto no seu dia a dia, como também nos seus investimentos. Isso é importantíssimo pelo simples fato de se fazer muito necessário ampliar os investimentos, pois no futuro, são eles que irão lhe permitir a independência financeira ou, na pior das hipóteses, uma bela complementação de sua renda.

Curso em Alegrete
Hoje este colunista dá início ao curso Conquiste Sua Independência Financeira na cidade de Alegrete. O curso será realizado na Urcamp e encerra-se na sexta-feira. Esta é a terceira edição deste curso no ano de 2013 fora de Bagé, já tendo passado por Dom Pedrito e Santana do Livramento. A ideia faz parte do projeto de expansão do Grupo Bagé Investimentos.

Está nos livros
O que se nota de maneira muito clara é a semelhança que há entre praticamente todos os livros que abordam a temática dos investimentos e das finanças. Entre estes conceitos podemos destacar alguns:
1 – Para ganhar, a primeira regra é não perder: parece fácil, ou até mesmo simples este raciocínio, entretanto muita gente deixa de cumprir por afobamento, pressa, inexperiência ou ambição demais. Todo investimento, necessariamente, traz retorno proporcional ao seu risco. Querer ganhar muito, e rápido é o mesmo que arriscar mais. Regra 1: não perder;
2 – Reaplicação dos dividendos recebidos: a regra número dois também é simples. Para gerar o efeito de juro composto nos investimentos é muitíssimo importante reaplicar os rendimentos obtidos. É a reaplicação constante dos investimentos que trará ampliação permanente dos rendimentos sobre os investimentos;
3 – Diversificar: é praticamente unânime a ideia de diversificar em investimentos. Possuir boas aplicações em renda fixa, ações, fundos de investimentos, imóveis, etc., pode fazer toda diferença para seu projeto.
Estes são apenas alguns exemplos do que podemos encontrar na literatura especializada. Boa leitura!


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.