Segurança das escolas foi debatida na Câmara na noite de segunda-feira |
Um dos temas da Câmara de Vereadores foi a questão de prevenção de incêndios nas escolas. De acordo com o vereador Vagner Aloy (Maninho do PDT) ele alerta que duas delas estão com o Plano de Prevenção e Alvará vencido, as Escolas Municipais Ginásio São Gabriel e Carlota Vieira da Cunha. A questão foi debatida na casa, e gerou polêmicas.
Maninho salientou que os documentos foram apresentados pelos Bombeiros. "As escolas não tem condições de funcionar, e se elas funcionarem sem a adequação, o responsável é o Prefeito. Se um armazém ou uma loja não tem condição, é fechado. Qual é a posição do Prefeito? Se houver um incêndio, por onde as crianças vão sair?", pergunta.
O episódio gerou questionamentos do vereador Carlos Alberto MacCord Lannes (Cacaio, DEM) onde ele perguntou por que isso não teria sido fiscalizado antes. Maninho disse que não é uma denúncia, mas alerta. "Após o acidente em Santa Maria, toda preocupação é necessária", disse. Cacaio salientou que não há motivo para gerar pânico na comunidade. "Todos os prédios tem que ser vistoriados e se adequarem corretamente, sem motivo para caos", afirmou.
"É uma forma de alertar o Prefeito. Não somos nós que dizemos, foram os Bombeiros. As Escolas Ginásio e Carlota estão sem condições de funcionar", afirma Maninho. O vereador André Lemes (PT) sugeriu que todas as escolas possam ser fiscalizadas para se adequar.
Segundo informações, a Prefeitura estaria providenciando os Planos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) para os prédios públicos, com prioridade para escolas e creches.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com