FESTEJOS FARROUPILHAS 2024 DE SÃO GABRIEL - Confira a programação

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

21 fevereiro 2013

Presidente do Sindicato Rural contesta desapropriação de área em SG

Em artigo enviado à imprensa, o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira (foto), criticou a recente decisão do Executivo Municipal, que decretou a desapropriação de 1,7 hectare da Chácara Juca Tigre, propriedade rural onde se encontram as cabeceiras da Sanga da Bica, local do tombamento do cacique indígena Sepé Tiaraju, a 7 de fevereiro de 1756. O líder ruralista, que também é vice-presidente da Farsul, encaminhou relatório sobre o caso ao presidente da Farsul, Carlos Sperotto, que se dispôs a levar a questão ao governador Tarso Genro.


Para Teixeira, a decisão da desapropriação não se justifica, já que a família proprietária do local doou uma área de 980 m2 ao Município, em 2008, para a instalação de um memorial ao líder indígena. A área é anualmente utilizada para celebrações à memória do cacique indígena morto na Batalha do Caiboaté, durante a chamada Guerra Guaranítica.

Teixeira ressalta afirma que o objetivo do PT é erguer um marco da vitória da esquerda, mais de dez anos após o movimento que ocorreu em São Gabriel contra o MST, usando justamente a frase “Esta Terra Tem Dono”, atribuída a Sepé Tiaraju. “Quando começaram a lutar pela desapropriação da Fazenda Southall, anunciaram um assentamento modelo, e todos sabem como está hoje a situação para aquelas famílias. Agora, anunciam mais uma desapropriação prometendo um megaparque turístico. Esse já virou um modelo: desapropriar prometendo muito e entregando nada”, disse Tarso em seu artigo.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.