Em artigo enviado à imprensa, o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira (foto), criticou a recente decisão do Executivo Municipal, que decretou a desapropriação de 1,7 hectare da Chácara Juca Tigre, propriedade rural onde se encontram as cabeceiras da Sanga da Bica, local do tombamento do cacique indígena Sepé Tiaraju, a 7 de fevereiro de 1756. O líder ruralista, que também é vice-presidente da Farsul, encaminhou relatório sobre o caso ao presidente da Farsul, Carlos Sperotto, que se dispôs a levar a questão ao governador Tarso Genro.
Para Teixeira, a decisão da desapropriação não se justifica, já que a família proprietária do local doou uma área de 980 m2 ao Município, em 2008, para a instalação de um memorial ao líder indígena. A área é anualmente utilizada para celebrações à memória do cacique indígena morto na Batalha do Caiboaté, durante a chamada Guerra Guaranítica.
Teixeira ressalta afirma que o objetivo do PT é erguer um marco da vitória da esquerda, mais de dez anos após o movimento que ocorreu em São Gabriel contra o MST, usando justamente a frase “Esta Terra Tem Dono”, atribuída a Sepé Tiaraju. “Quando começaram a lutar pela desapropriação da Fazenda Southall, anunciaram um assentamento modelo, e todos sabem como está hoje a situação para aquelas famílias. Agora, anunciam mais uma desapropriação prometendo um megaparque turístico. Esse já virou um modelo: desapropriar prometendo muito e entregando nada”, disse Tarso em seu artigo.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com