O Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Luis Pires (foto), se manifestou sobre a questão da desapropriação da área de 20 mil m² da Família Assis Brasil e de Ana Valentini, para a construção de um Parque Turístico em homenagem a Sepé Tiaraju. Ele foi direto ao dizer que o Prefeito Roque Montagner não reverá o Decreto, e que lamenta o "desconhecimento" dos vereadores de oposição sobre a questão. A manifestação foi feita durante o Jornalismo da RBC FM, há instantes.
Pires afirmou que, com todo o respeito aos vereadores, estaria havendo este desconhecimento com a história do município. "Está havendo um desconhecimento muito grande, senão uma ignorância da parte dos vereadores. Sepé é um herói gaúcho, declarado pelo Governo do Estado em 2005, além de ser herói nacional. A história de São Gabriel não pode ser apagada", frisando que com a base da memória de Sepé, o projeto é para alavancar o Turismo local. "Isto irá alavancar o nosso Turismo, gerando emprego e desenvolvimento. É uma pena que os vereadores não tenham visão de futuro", frisou.
Ele ainda falou que a construção do Memorial não será com recursos do caixa do município. "Temos um projeto elaborado pelo saudoso Oscar Niemeyer, e terá aporte de recursos do Ministério do Turismo, Petrobras e Fundação Banco do Brasil, e vamos buscar mais recursos. É um projeto de visão de futuro", afirmando que será constituída a Fundação Sepé Tiaraju. "A estrutura será um complexo turístico voltado não somente à comunidade, mas aos turistas", disse.
Sobre a desapropriação, o Chefe de Gabinete disse que não adiantarão pressões, pois a vontade dos vereadores não pautará a ação do Governo Municipal. "Estaremos realocando valores para podermos pagar a desapropriação de forma justa. E o Prefeito Roque não reverá a decisão, que é respaldada pela maioria da população que o elegeu". E é mais direto, quando perguntado se não poderiam ter procurado a família. "O ato é apoiado por lei, o que vale é o interesse do município, por que o local é histórico, é ali que tombou Sepé Tiaraju, portanto um local santo", pontua.
Ele ainda lamentou que não seja a visão dos vereadores. "É um projeto que resgata a história do município e de Sepé Tiaraju, de extrema importância para o Turismo local. Infelizmente, alguns edis e gabrielenses não veem isso", afirmou. Perguntado sobre se o projeto tem aprovação da comunidade, ele respondeu que será feito um trabalho nas Escolas Municipais e Estaduais para resgatar a memória de Sepé, mas que a comunidade certamente aprovará, da mesma "forma que respaldou o Prefeito Roque nas urnas", finalizou.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com