Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

22 janeiro 2013

Protesto fecha a ERS-630 por duas horas em São Gabriel

Estrada foi fechada por duas horas, na tarde desta terça-feira
Inconformados com a situação precária da ERS-630, que liga São Gabriel a Dom Pedrito, produtores rurais da Região Sul do município fecharam a estrada por duas horas na tarde desta terça (22), em um protesto que contou com cerca de 200 pessoas, entre produtores, empresários e moradores. O objetivo, segundo o produtor Luiz Fernando Lopes dos Santos, 47 anos, é de chamar a atenção das autoridades para a situação crítica da estrada, que teve um projeto para pavimentação iniciado e que está no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER).



Os manifestantes, que também tiveram reforço de representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, informaram que não são feitas manutenções na estrada há três meses, além da fiscalização excessiva da Polícia Rodoviária Estadual. "A gente vem tendo prejuízos ao trafegar em uma estrada cheia de buracos e que o Governo Estadual não dá providências, queremos apenas que fique em condições. E fazem 15 anos que prometeram asfaltar e nada", salientou Luiz Fernando. O protesto foi pacífico, mas reuniu um grande público.

Produtores, imprensa e políticos se fizeram presentes ao manifesto
Os produtores relataram as dificuldades enfrentadas no tráfego. Jorge Zanchi, que tem propriedades na região, relata que os problemas de manutenção trazem danos aos veículos. "Sem manutenção, andar aqui é uma aventura. Sem contar que diminui a vida útil de nossos veículos", afirmou. Zamir Neves Coirolo, que utiliza muito a estrada para se deslocar até sua propriedade, disse que ninguém aguenta mais a situação e falta de cuidados com a estrada. "Queremos que nos deem uma estrada decente e com condições", pontuou. Segundo demais produtores, a manutenção parou após a paralisação das obras da Barragem do Jaguari, situada na Região.

No asfalto, buracos já começam a danificar a pista. Temor é que situação volte a ser a antiga
Lideranças políticas também se fizeram presentes ao ato, dispostos a buscar uma saída para pressionar o Governo Estadual para tomar uma medida. O Prefeito Roque Montagner (PT) esteve no local junto com o Secretário de Transportes, Lizandro Cavalheiro, e prometeu gestionar junto ao Piratini. Os vereadores Vagner Aloy e Sildo Cabreira (PDT), Karen Lannes (PSB) e Adão Santana (PTB) também estiveram por lá, e se comprometeram a unir esforços para encontrar uma saída. Carros e caminhões fizeram fila dos dois lados da estrada, em frente à propriedade de Nabor Salgado, após o Bairro Santa Clara.

A estrada, que vai até Dom Pedrito, liga os quatro assentamentos existentes na região e é a principal via de acesso à Região Sul do município, passando por parte de Lavras do Sul. Um projeto que iniciou em 2010, acordado entre os Prefeitos Rossano Gonçalves (PDT) e Francisco Alves Dias (PP), previa o asfaltamento total da estrada, o que foi paralisado quando da mudança de Governo Estadual.


1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Eu Pamela Xavier Peres Tenho a falar que sobre este assunto da estrada a minha amiga Ana Xavier já tinha videnciado pois ela também usa com frequência esta estrada, inclusive ela ja teria relatado isso na rede social Facebook.

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.