Pontes foram vistoriadas pelas Secretarias de Transportes e Obras, e estão em situação perigosa no interior (foto Letícia Leão/DICOM) |
O prefeito Roque Montagner determinou ações rápidas e eficazes para resolver o problema de duas pontes localizadas no interior do município, que interrompem o acesso à sede do município e outras localidades, somadas às péssimas condições das estradas. O secretário municipal de Viação e Transportes, Lizandro Teixeira Cavalheiro, apresentou ao prefeito laudo assinado pelo engenheiro Jorge Simão Neto, feito na ponte dos Lagões, que mostra um comprometimento total da sua estrutura, de acordo com o informado pela Comunicação Social da Prefeitura.
A travessia serve de importante ligação ao Distrito de Pau Fincado e coloca em risco a vida de motoristas, dificultando o deslocamento de estudantes. Em março começa o período letivo e o transporte escolar passa pela ponte levando crianças e adolescentes que freqüentam a Escola Pólo Jerônimo Machado. Além disso, a ponte serve de acesso às localidades de Caleira, Águas Claras, Caiboaté Grande e Arvoredo e é utilizada pela linha de ônibus para Pau Fincado.
Seguindo determinação do prefeito uma equipe da Secretaria Municipal de Viação e Transportes se deslocou na tarde desta quinta-feira para a ponte dos Lagões, onde será feita a retirada da estrutura existente e o início imediato de uma nova construção. O secretário acredita que, dependendo do clima, em 20 dias uma nova ponte será construída garantindo segurança aos moradores da zona rural.
Para resolver o problema da ponte da localidade do Pavão, o Governo Municipal pretende criar uma parceria com o 6º Batalhão de Engenharia e Combate, para que em caráter emergencial, monte uma ponte móvel para dar condições de acesso aos produtores e moradores. Atualmente a ponte tem capacidade para a passagem de veículos de até duas toneladas. O secretário de Viação e Transporte informou que, juntamente com o secretário municipal de Obras, Felipe Abib, fará uma avaliação para saber o que deverá ser feito na ponte e restabelecer o tráfego, facilitando a vida de quem reside na zona rural.
A situação se agrava quando elas são a única alternativa para veículos de grande porte, como caminhões e ônibus escolares. A ponte de Lagões, por exemplo, foi construída para servir de ligação com as localidades de Pau Fincado, Corredor da Mutuca, Santo Antônio e é um dos principais acessos a BR 158, que leva a BR 290, Santa Maria, Cacequi e São Gabriel. Os sinais de deterioração nas colunas e nas vigas de sustentação causam perigo ao tráfego de maquinários pesados, colheitadeiras, tratores e coletivos.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com