Santa Maria - Encerrado na manhã de domingo (6) em Santa Maria, o 60º Congresso Tradicionalista Gaúcho definiu a reeleição do atual presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, para o terceiro mandato. Além disso, foram definidas as sedes do próximo Congresso e do Acendimento da Chama Crioula do Estado.
Bertolini foi reeleito por 259 votos a 46, e Porto Alegre foi escolhida como sede do Congresso no ano da Copa do Mundo por 315 votos a favor. O Congresso realizado no Centro Desportivo Municipal, em Santa Maria, escolheu ainda a cidade de General Câmara, próxima a Região Metropolitana, no distrito de Santo Amaro do Sul, para o acendimento da Chama Crioula, com 270 votos. E como tema anual, foi escolhida a proposta “O MTG em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista”, de autoria da 1ª prenda da 13ª RT Taynara Moraes e Aline Rigão de Vargas, do departamento cultural desta região.
E o tema dos festejos farroupilhas aprovado pelos CTGs do estado, para 2013, foi “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, de autoria de Rogério Bastos. A proposta enfatiza uma leitura da origem do gaúcho dentro do imaginário social, onde se encontram mitos e lendas, os contos, as histórias, e podem ser representadas através da dança, do teatro, dos desfiles e de mostras folclóricas.
O Congresso reuniu centenas de tradicionalistas vindos de várias partes do RS, onde debateram assuntos para o progresso do movimento tradicionalista e também as propostas para o ano de 2013.
(com informações do blog de Rogério Bastos)
E-mail: blogcadernosete@gmail.com