Uruguaiana - Nesta terça-feira, dia 22, o prefeito Luiz Augusto Schneider, recebeu o arquiteto Carlos Alberto Ferreira do Canto, presidente da Comissão Municipal de Carnaval, que relatou sobre a participação de sambistas uruguaianenses no Festival de Cosquín, na República Argentina, cidade distante 870Km de Uruguaiana. Dura nove noites, e tem lugar na última semana de janeiro, na cidade de Cosquín em turismo Punilla Vale da província de Córdoba. A tradição usado para se referir ao Cosquín Luas Nove (ou Nove Luas Coscoínas).
Na manhã do último sábado, dia 19, delegação de Uruguaiana, representada por 37 integrantes da Escola de Samba Bambas da Alegria realizou o seu desfile. No domingo, dia 20, a 1h30min, os Bambas da Alegria foram a atração principal do evento. O convite aos sambistas locais foi formulado pelo representante de Cosquín no Brasil, o médico-veterinário Júlio Machado da Silva Filho. Pela primeira vez, em seus 53 anos de existência, uma escola de samba se apresentou em Cosquín, o maior palco do folclore na América Latina, que tem público de 25 mil pessoas por noite.
Festival reuniu grande público e imprensa de vários países do mundo |
Este ano, 386 jornalistas de todo mundo cobriram o Festival, inclusive com a imprensa da Espanha, Itália, Suécia, Holanda, Suíça, Alemanha, Japão e Taiwan. No final do encontro, o presidente Carlos Alberto do Canto recebeu convite do intendente de Cosquín, Marcelo Villanueva, para todos os anos levar a Campeã do Carnaval de Uruguaiana para se apresentar no festival. O prefeito Luiz Augusto Schneider parabenizou a delegação uruguaianense e destacou que convidou autoridades de Cosquín para assistirem o Carnaval de Uruguaiana em 2013.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com