Bereci da Rocha Macedo
Colunista do blog
EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO/ESCOLARIDADE
Confesso que quanto mais procuro me esclarecer sobre os temas acima mais me confundo nas suas respectivas definições. Ainda que muitos jornalistas e escritores entendam ser a educação uma responsabilidade somente do Estado o que é acompanhado por uma expressiva maioria, entendo que não. A educação, para mim, é o conjunto de ensinamentos que o indivíduo recebe no lar, da família, tais como: boas maneiras, respeito aos demais na convivência social, formação moral, auto-estima, exercício de cidadania, etc.
A instrução/escolaridade cabe sim ao Estado e é uma obrigação constitucional, eis que trata do desenvolvimento intelectual, do aperfeiçoamento e desenvolvimento cívico e dos ensinamentos próprios que ensejarão ao indivíduo o exercício profissional no futuro.
A existência de uma não garante a da outra, pois é freqüente um cidadão bastante instruído/escolarizado ser, em determinadas circunstâncias, muito mal educado, assim como também se encontra um cidadão sem qualquer instrução/escolaridade ser extremamente educado.
Sou da opinião que a educação se recebe em casa sejam os pais instruídos ou não porque quando o indivíduo sai na busca do saber (na escola) ele já recebeu da família os ensinamentos básicos da educação.
Responsabilizar os professores pelo mau comportamento dos alunos é incentivar os pais ao relaxamento e à ausência na formação moral dos filhos. A sociedade de hoje que o diga. Confundir educação com instrução não faz bem a ninguém exceto aos que não querem assumir com suas responsabilidades.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com












0 comentários via Blogger