CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Natal Feliz Peruzzo - Celebre a magia de estar junto

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

CHAA - Da prevenção ao tratamento, um centro de referência em Oncologia

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Natal Feliz Peruzzo - Celebre a magia de estar junto

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

19 janeiro 2013

Bereci da Rocha Macedo

Bereci da Rocha Macedo
Colunista do blog

EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO/ESCOLARIDADE
Confesso que quanto mais procuro me esclarecer sobre os temas acima mais me confundo nas suas respectivas definições. Ainda que muitos jornalistas e escritores entendam ser a educação uma responsabilidade somente do Estado o que é acompanhado por uma expressiva maioria, entendo que não. A educação, para mim, é o conjunto de ensinamentos que o indivíduo recebe no lar, da família, tais como: boas maneiras, respeito aos demais na convivência social, formação moral, auto-estima, exercício de cidadania, etc.


A instrução/escolaridade cabe sim ao Estado e é uma obrigação constitucional, eis que trata do desenvolvimento intelectual, do aperfeiçoamento e desenvolvimento cívico e dos ensinamentos próprios que ensejarão ao indivíduo o exercício profissional no futuro.

A existência de uma não garante a da outra, pois é freqüente um cidadão bastante instruído/escolarizado ser, em determinadas circunstâncias, muito mal educado, assim como também se encontra um cidadão sem qualquer instrução/escolaridade ser extremamente educado.

Sou da opinião que a educação se recebe em casa sejam os pais instruídos ou não porque quando o indivíduo sai na busca do saber (na escola) ele já recebeu da família os ensinamentos básicos da educação.

Responsabilizar os professores pelo mau comportamento dos alunos é incentivar os pais ao relaxamento e à ausência na formação moral dos filhos. A sociedade de hoje que o diga. Confundir educação com instrução não faz bem a ninguém exceto aos que não querem assumir com suas responsabilidades.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.