Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

No Peruzzo, Mãe Raiz é nota Mil!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

01 janeiro 2013

A passagem de ciclos em São Gabriel

Marcelo Ribeiro
Jornalista e diretor do blog

Quando esta coluna for ao ar, estaremos descansando, após brindarmos a chegada do novo ano, já iniciado. Em poucas horas, uma era termina e começa um novo ciclo. As expectativas serão grandes para a posse dos novos prefeitos em São Gabriel e região. Em Santa Margarida, Peta Brenner e Nenê Steckel assumem o cargo, com uma nova configuração política. Mas vou ser mais específico sobre São Gabriel, que marca a transição de épocas e formas de governo e poder.


Em algumas horas, pela primeira vez, o PT assumirá o posto máximo do poder em São Gabriel. Algo que anos atrás, era impensável, dado a Terra dos Marechais ser um reduto ruralista. Um reduto fortíssimo, e que teve embates históricos pela propriedade, iniciado por volta de 2002, com os confrontos polêmicos. Mas eles se estabeleceram, e a luta pela propriedade se perdeu ao longo deste tempo.

E após as eleições, um ciclo se encerrou. Durante 30 anos, a alternância entre Balbo Teixeira (PT) e Rossano Gonçalves (PDT) era o que ocorria na Prefeitura de São Gabriel - com exceção de 1988, quando o saudoso Eglon Meyer Corrêa assumiu o governo - cada qual com suas realizações e méritos para a comunidade. Mas a mudança acabou chegando, somado a diversos fatores, que não vem ao mérito. E agora, o PT, que ocupa os Governos Federal e Estadual, chega ao Executivo de São Gabriel no final da tarde desta terça de feriado.

Rossano Gonçalves, que se despede, fez muito pela comunidade, por mais que os opositores torçam o nariz. Não se pode negar a vinda de recursos e obras para o município, como os novos apartamentos populares, o Colégio Tiradentes, o asfaltamento do Lavapé, conquistas para o funcionalismo e a comuidade gabrielense. Problemas ocorreram, mas o mérito de ter trabalhado pela comunidade, não se apaga, assim como os demais que já passaram pelo cargo máximo.

E o que podemos esperar desse novo governo? Não torceremos contra, mas vamos sim, cobrar e fiscalizar as ações, sendo parceiro para que se concretizem políticas em prol da comunidade e promessas de campanha, e criticando quando erros forem cometidos, com responsabilidade. Esperamos que o novo governo, possa administrar com responsabilidade e voltado aos cidadãos, por que cada um fez a sua parte pela comunidade. E manter as conquistas anteriores, é isso o que se espera também.

É hora de vermos o que Roque Montagner fará por São Gabriel, e esperamos que o planejado dê certo. E deixar que o novo governo trabalhe e cumpra as metas. E também assumem os 15 vereadores, de onde também foram eleitos para serem os representantes do povo, e que possam apresentar projetos úteis e essenciais a comunidade, restringindo o debate nos campos das boas ideias. Assim começa 2013 na cidade, e vamos em frente.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.