O Caderno7 estreia uma nova colunista, conceituada em nossa comunidade. A escritora, professora e poetisa Clair Alves assinará o espaço “Palavra Certa”, que será publicada quinzenalmente aqui no blog, com dicas de português e também histórias e relatos culturais de lugares que ela passou, e que trarão uma nova experiência aos leitores do blog mais querido da cidade e região. Com vocês, “Palavra Certa”, com Clair Alves.
Colunista do blog
Saiba qual a palavra certa
Uma mesa servida com queijos e massas: lasanha, nhoque, mussarela?
As palavras grifadas acima são de origem italiana:
Italiano - Português
lasagna / lasanha
gnocchi / nhoque
spaghetti / espaguete
mozzarella / mozarela – muçarela
O duplo "z" de palavras italianas vira, em português, "ç": Exemplos:
carrozza - carroça
piazza - praça
razza – raça
mozzarella – muçarela
A palavra mais questionada atualmente no Brasil é mussarela.
Qual a palavra certa no Brasil?
Na Itália, escreve-se "mozzarella", com dois "z". Mesmo a origem da palavra sendo italiana, tem grafia diferente em Portugal e Brasil. No Brasil, embora seja popularmente escrito com dois “SS” mussarela, encontra-se dicionarizada como "muçarela". No Dicionário da Academia Brasileira de Letras, constam três formas: mozarela, muçarela e muzarela.
Segundo as fontes pesquisadas, a forma que quase todo mundo usa é “mussarela”. Qual a explicação para este fenômeno linguístico? Alguém escreveu "mussarela"; outros que também desconheciam a regra o acompanharam. Assim foi popularizada a grafia com dois "ss". Hoje, escreve-se "muçarela" e mussarela. O que fazer? Minha sugestão é grafar "muçarela", mas "mussarela" não é grafia errada, pois é mais uma das grafias que o uso consagrou. É preciso ter em mente que a Língua Portuguesa é viva e quem é vivo muda com o tempo.
Itália
A Itália, donde vieram muitas palavras para o nosso vocabulário, é um país com ar romântico, origem clássica, tradição artística, paisagens escandalosamente belas e comidas de sabor ímpar acompanhadas dos melhores vinhos do mundo. As artes têm larga e gloriosa história com mais de 100 mil monumentos, museus, catedrais, igrejas, eventos culturais. A ópera é a expressão maior com teatros líricos. O cinema é outra arte que evolui desde que foi inventado. Os estúdios cinematográficos tiveram Fellini, Pasolini, De Sica. A bela Itália mistura diariamente seu sangue e vocabulário com o nosso e nos trouxe muitas palavras.
Torre de Pisa
A Torre de Pisa, é um campanário da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa. Esta torre começou a se inclinar antes de seu terceiro andar ficar pronto.
O engenheiro Bonanno Pisano não calculou as consequências de se construir uma torre de aproximadamente 56 m de altura em uma fina base rochosa de apenas 3 m de espessura, sobre areia fofa, cascalho e argila - materiais que não dão sustentação suficiente para uma torre de 16 mil toneladas.
Para disfarçar a inclinação, os construtores fizeram cada andar um pouco mais alto no lado mais baixo, mas o material adicional só fez com que a torre afundasse mais. Quando foi terminada estava com 1,3m de inclinação e a 0,2 m da direção vertical. Na parte superior do campanário, o peso dos sinos fez com que a estrutura se inclinasse ainda mais.
No fim do século 20, a torre estava mais de 5 m inclinada para o sul e foi necessário iniciar uma operação de restauração. Engenheiros removeram solo de baixo da parte norte da torre para igualar as diferenças da base. Durante a restauração, os visitantes não podiam entrar na torre e subir as escadarias de 293 degraus em espiral até seu topo. A inclinação foi reduzida em mais de 4 m. Quando lá estive a Torre de Pisa estava conforme a foto reproduzida.
Parabéns ao Caderno 7 e a sua colunista Clair Alves! Excelente temática, com abordagem muito esclarecedora.
ResponderExcluir