* ATUALIZAÇÃO: O Climatempo informou que há instantes, o tempo virou em Uruguaiana no começo da noite. A chegada das nuvens carregadas de uma nova frente fria trouxe chuva com raios e ventania. Pouco antes das 18h30, hora local, o aeroporto de Uruguaiana registrou uma rajada de vento de quase 102 k/h. A ventania também levantou muita poeira na região. A chuva e o vento forte fizeram a temperatura despencar em poucos minutos. Às 18h28 o termômetro marcava 31ºC e às 18h44, 21ºC.
Os temporais que afligiram o Estado e parte da Argentina e Uruguai no começo desta semana podem retornar com intensidade maior, segundo a MetSul Meteorologia. De acordo com o meteorologista Eugênio Hackbart, o começo da semana pode ser marcado por risco de temporais isolados.
"A semana que começa promete ser uma das mais ativas em tempo severo no Cone Sul da América do Sul nos tempos recentes e o padrão favorável a tempestades pode prosseguir ainda na última semana de 2012. Esta segunda metade de dezembro, assim, promete ser período de altíssimo risco com frequência altíssima de temporais na Argentina, Uruguai, Paraguai, além do Sul e Sudeste do Brasil. Toda a região estará sob influência de ar quente e úmido, logo instável, e ainda são esperadas várias áreas de baixa pressão, o que acentuará ainda mais a instabilidade", destaca Hackbart, no blog da MetSul, que não tem errado nas previsões.
O começo desta semana (segunda e terça) terá risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul por conta da combinação de calor e o ingresso de ar úmido e instável, mas será a segunda metade da semana (19-22/12) que promete trazer condições de elevado risco com excessivos volumes de chuva em parte do Estado, granizo e vendavais. Neste período, espera-se a atuação de uma profunda área de baixa pressão atmosférica que será seguida de frente fria com possibilidade de temporais em grande parte do Cone Sul.
Este sistema frontal vai atuar no Rio Grande do Sul entre quinta e sexta, mas especialmente na sexta, quando a chuva deve ser mais generalizada e volumosa com potencial de grandes acumulados em algumas localidades, o que pode trazer alagamentos. Nestes dois dias ainda haverá risco de temporais no Estado, especialmente na quinta-feira.
A área de instabilidade pode ingressar no Estado durante a quarta-feira, o que pode propiciar temporais severos. Neste domingo, a Argentina e parte do Uruguai sofreram consequências de fortes temporais, principalmente nas regiões de Buenos Aires e Montevidéu.
E-mail: blogcadernosete@gmail.com













0 comentários via Blogger